WTICIFES 2022
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/27
Local:
Aracaju - SE
Período:
05 e 07 de julho
Navegar
Item Adoção de uma central de serviços ágil na melhoria do processo de submissão de projetos acadêmicos em uma instituição federal do ensino superior brasileira(2022-07-12) Josué V. Medeiros Júnior; Rosaneide M. G. Silva; André M. Gurgel; Thiago de Oliveira; Adson A. A. DantasTemas relacionados à simplificação e agilidade na prestação de serviços públicos têm sido debatidos nos últimos anos no Brasil. Nessa perspectiva, o presente artigo objetiva descrever um projeto de melhoria do processo de submissão de projetos acadêmicos em uma Universidade Federal, que resultou na implantação de uma Central de Serviços Ágil. A pesquisa é qualitativa e descritiva, do tipo estudo de caso. Foram analisadas fontes secundárias e artefatos do projeto desenvolvido. Enquanto resultado, identificaram-se mudanças advindas da implantação da central de serviços, principalmente no que diz respeito à uniformização do atendimento, bem como no estabelecimento de práticas de controle, acompanhamento e aprendizado aderentes às práticas ágeis do modelo SCRUM.Item Experiência de implementação de Secretarias Integradas Acadêmicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2022-07-12) Luan D. P. Nascimento; Emanuela O. Justino; André M. GurgelOs Centros de Serviços Compartilhados (CSC) foram criados para unificar a execução de processos e atividades descentralizados em várias unidades em um só local. Vivendo um cenário de restrição fiscal e dificuldade de provimento de pessoal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) implementou Secretarias Integradas na área-meio de atuação – atendimento aos cursos de graduação e pós-graduação, com base na filosofia do CSC, para enfrentar esse cenário de escassez de pessoal. Após a integração dos setores, a pesquisa demonstra que o modelo se mostra potencialmente viável, mas é necessária especial atenção às partes interessadas envolvidas, padronização de processos de trabalho e implementação e manutenção sistemas de gestão de tarefas durante o processo de integração para que a implementação seja exitosa.