WTICIFES 2009
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/14
Local:
Hotel Hilton Belém
Período:
5 a 8 de Maio de 2009
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Item Análise de Desempenho de Soluções para Customização da url de Acesso às Páginas do Sítio do CEFET-MG(2009-04-25) Bruno Gradela Robazza; Marco Túlio Alves Rodrigues; Paulo Eduardo Maciel de AlmeidaUm objetivo importante para as organizações que possuem websites é a disponibilização da informação de modo ágil e dinâmico. Uma opção viável para atingir esse objetivo é utilizar o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo OpenCms. Um problema do OpenCms é que, após sua instalação, a url de um website – que inicialmente é www.site.com – passará a ser www.site.com:8080/opencm/opencms. Este artigo analisa o desempenho de duas formas de se remover o :8080/opencms/opencms da url de um site que utiliza o OpenCms 7.0.5 junto com o Servidor HTTP Apache 2.2 e o Servidor de Aplicações Apache Tomcat 5.5 e as compara com o desempenho da instalação padrão do OpenCms.Item ARQUITETURA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB BASEADO EM FERRAMENTAS DE CÓDIGO ABERTO(2009-04-25) Alessandre Sena de Oliveira; Antonio Rodrigues Barros; Denise Cristiane dos Santos; Sedimar Antonio BortolinA Universidade Federal do Paraná (UFPR) possui uma demanda de sistemas muito grande, assim como a maioria das instituições públicas do país, contudo a UFPR não possuia uma estrutura centralizadora, além de apresentar um cenário de ausência da cultura de desenvolvimento de software, equipe reduzida e com alta rotatividade de pessoal em virtude da maioria da equipe ser de estagiários. Motivados por essa demanda em janeiro de 2008 o CCE/UFPR iniciou a busca por uma arquitetura, esta deveria auxiliar o desenvolvimento de sistemas, e possuir os seguintes requisitos: ser de fácil utilização, utilizar padrões consolidados pelo mercado e fazer uso de tecnologias de código aberto (livres de custos).Item Central de Atendimento - CPD - UFRGS(2009-04-25) Márcia Carlotto IgnacioAs universidades possuem uma grande quantidade de usuários, bastante diversificados (internos e externos), que utilizam a estrutura de locais, equipamentos, software, sistemas e informações para trabalharem ou estudarem. Isto gera inúmeras dúvidas quanto ao hardware, software e rede. Uma utilização efetiva e adequada desta estrutura depende da existência de um serviço de suporte ágil, de fácil acesso e muito resolutivo. A complexidade da tecnologia da informação frequentemente causa frustração aos usuários, exigindo um atendimento de suporte e treinamento para auxiliá-lo com estas informações. O Projeto de Help Desk, descrito neste trabalho, assegura a melhoria da produtividade e integração dos usuários na plataforma tecnológica da entidade. Com um conjunto de facilidades de suporte ao uso da informática proporciona um melhor atendimento aos usuários internos que se encontram com dificuldades operacionais e limite de tempo para solucionar um problema específico. O ambiente deste projeto é orientado ao diagnóstico e resolução de problemas que são registrados, acompanhados e resolvidos imediatamente ou em curto prazo pré-definido conforme níveis de atendimento. Dados de problemas anteriores servem para orientar os usuários e agilizar o processo de atendimento.Item DBPHP: Biblioteca para Comunicação entre o Sistema e a Base de Dados(2009-04-25) Fernando Henrique Canto; Augusto Dias Pereira dos SantosAtravés deste trabalho, apresentaremos uma biblioteca desenvolvida pelo CPD da UFRGS para controlar a comunicação feita entre os sistemas desenvolvidos e o banco de dados da Universidade. A idéia era criar uma camada separando o desenvolvedor de sistemas das funções de acesso ao banco de dados, utilizando os conceitos de orientação a objetos, ferramentas e artifícios da linguagem PHP como expressões regulares, e idéias inspiradas em outras linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento, como Delphi e ASP.Item Estrutura de diretório LDAP multicampi utilizando OpenLDAP(2009-04-25) Clever de Oliveira Júnior; Paulo E. M. AlmeidaEste trabalho apresenta um modelo de distribuição de um diretório institucional entre os diversos campi de uma Instituição utilizando Software Livre. A medida que uma organização cresce, sua estrutura física, o número de sistemas e de unidades fisicamente distintas também tende a crescer, o que agrava problemas relacionados ao armazenamento de informações tais como perda, duplicidade, corrupção e indisponibilidade de dados, além de gerar retrabalho e esforço computacional para tentar manter a ordem com recursos improvisados. A partir desse cenário, houve a necessidade de armazenar informações de maneira mais eficiente, segura e com alta disponibilidade. Para solução deste problema foi adotado o OpenLDAP, que se mostrou uma solução em Software Livre bastante estável, robusta e segura.Item Gerenciamento de Projetos com o Redmine(2009-04-25) Marcello Henrique Dias de Moura; Hugo Alexandre Dantas do NascimentEste artigo descreve a utilização de uma ferramenta livre de gerenciamento de projetos chamada Redmine, para auxiliar o desenvolvimento de software no CERCOMP- UFG. Os critérios de escolha dessa ferramenta, suas principais funcionalidades e uma metodologia de uso da mesma são apresentados, bem como os benefícios decorrentes da sua adoção.Item GESTÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EAD/MOODLE/UFBA(2009-04-25) Claudete M. e S. Alves; Eduardo H. Lima; Lanara G.de SouzaAs Universidades, nos últimos anos, estão enfrentando o desafio e incorporar de forma acelerada nos processos de ensino todo um aporte de instrumentos e ferramentas computacionais. Com o advento das redes de computadores, este processo ganha uma dimensão bem maior. Os órgãos de TIC das Universidades são demandados rotineiramente no apoio e suporte a implantação de novos serviços dessa ordem. Neste contexto, o uso de ambientes de virtuais de aprendizagem para a educação a distância (EAD) já é uma realidade e vem tornando o apoio tecnológico um desafio aos diferentes grupos das nossas UniversidadesItem Implantação do Sistema de Registro de Estações da UFRGS(2009-04-25) Caciano Machado; Daniel Soares; Leandro Rey; João Ceron; Arthur JúniorO Sistema de Registro de Estações da UFRGS foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a gerência das estações de trabalho na universidade. Problemas como os conflitos de IP, a crescente utilização de redes sem fio e a falta de administradores de rede em algumas unidades da universidade foram os fatores que motivaram o desenvolvimento desse sistema. No presente trabalho apresentaremos as suas novas funcionalidades e a implantação do sistema na UFRGS.Item Implementação de solução de backup com Bacula(2009-04-25) Roncati; LG; Lima; JC; Paiva; PBAtualmente a tecnologia é um componente vital para muitos processos de negócios, a continuidade ou alta disponibilidade de TI são fatores críticos para os negócios sobreviverem, sendo que a continuidade de serviço é obtida introduzindo medidas de redução de risco e opções de restauração, determinando uma política de backup/restore eficaz. [1] Até o momento utilizamos o Amanda para gerenciar o backup/restore dos servidores departamentais e do IDC, um total de 36 máquinas. Durante a implementação desta solução encontramos alguns problemas como: difícil busca de arquivos e diretórios no sistema de backup devido a grande dificuldade de manuseio, dificuldade com o restore, porque depois de encontrados, os arquivos tem que ser descompactados na maquina de backup e depois transferidos para o servidor de destino, grande tempo dispensado para recuperação de pequenas quantidades de arquivos. Sendo assim, de acordo com as necessidades encontradas no Setor de Redes de Computadores da UNIFESP, foi decidido atualizar o sistema de backup substituindo o até então utilizado. A solução escolhida foi o “Bacula [2]” por se tratar de uma ferramenta de código aberto, e por existir uma grande documentação disponível juntamente com diversos casos de sucesso.Item Interface Web em Sistemas Legados: A Experiência do SIAC/UFBA(2009-04-25) Robson Tenório; Claudete Alves e Vaninha VieiraA atualização e inclusão de novas tecnologias é de vital importância no processo evolutivo dos sistemas de informação. A velocidade com que as tecnologias de informação vêm evoluindo impõe a concepção de novas soluções e novos sistemas que ofereçam facilidades diversas, especialmente na parte de interface com o usuário. O surgimento da Internet é um grande exemplo de revolução tecnológica que impõe mudanças nas interfaces dos sistemas de informação. Este artigo relata a experiência de migração tecnológica do Sistema Acadêmico da UFBA e discute alguns aspectos que foram necessários para migrar sua versão cliente/servidor para a Web.Item Melhoria de Processo de Software no CTIC-UFPa: Um relato de experiência(2009-04-25) Lis W. Kanashiro Pereira; Larissa Fernandes Chagas; Jñane Neiva Sampaio de SouzaEste artigo aborda a mudança na forma de desenvolvimento de software no CTIC, desde o início do projeto de melhoria até a avaliação com sucesso no nível G do MPS.BR. São descritos o cenário inicial, as mudanças decorrentes do projeto de melhoria e os resultados obtidos.Item O processo de tratamento de incidentes de segurança da UFRGS(2009-04-25) João Ceron; Arthur Boos Jr; Caciano Machado; Fernanda Martins; Leandro ReyO processo de resposta a incidentes de segurança tem fundamental importância para diminuir os danos causados por ataques. A implementação de um processo de resposta a incidentes não é uma tarefa simples, sobretudo em instituições de ensino que constituem um ambiente bastante heterogêneo. Este trabalho busca discutir o processo de resposta a incidentes em instituições de ensino, apresentando exemplos práticos de como um processo consistente pode ser implementado.Item Persistência de Objetos no Framework MIOLO(2009-04-25) Ely Edison da Silva MatosA Orientação a Objetos (OO) tem sido o paradigma de desenvolvimento de software mais utilizado nos últimos anos. Desde a sua popularização, em meados dos anos 80, uma questão sempre esteve presente: como recuperar os valores dos objetos utilizados durante a execução de um aplicativo depois que este é finalizado.Item Piwik – Uma alternativa livre ao Google Analytics(2009-04-25) Éverton Didoné Foscarini; Alexandre Albino MarchEste artigo apresenta o Piwik, um software open source de análise de acessos web. São cobertos aspectos relativos ao seu funcionamento, configurações importantes disponíveis no programa, uma solução para a utilização em sites via HTTPS e um caso de sucesso, referente à contabilização de acessos durante a divulgação do resultado do concurso vestibular da UFRGS.Item Processo de aquisição de software e a Instrução Normativa 04(2009-04-25) Rodrigo Alves MadrugaEste trabalho apresenta o processo de aquisição de software em execução e elaborado para atender as exigências da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4 (IN4), de 19 de maio de 2008 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, que dispõe sobre o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.Item Projeto de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu na Web(2009-04-25) Thiago Stein MottaCursos de Pós-Graduação Lato Sensu são cursos de especialização que, ministrados por docentes da UFRGS ou de outras instituições, são destinados a pessoas que buscam aprofundar seus conhecimentos em determinada área de conhecimento. Estes docentes possuem domínio sobre a área de atuação em questão e lecionam sob a coordenação de um docente da UFRGS. Esse artigo visa a discutir o processo de implantação do módulo de criação desta modalidade de cursos por meio da Internet, ferramenta esta que está prestes a ser disponibilizada, destacando as funções implementadas, as decisões sobre implementação tomadas e as dificuldades encontradas no processo de desenvolvimento.Item Serviço de controle de domínio utilizando Linux, Samba, LDAP e ClamAV(2009-04-25) Leonardo Bruno Lopes; Paulo E. M. AlmeidaEste artigo tem por objetivo descrever a solução adotada como serviço de controle de domínio no CEFET-MG. Um serviço desta natureza passou a ser interessante para a Instituição ante o crescimento do número de estações de trabalho conectadas à rede, e o consequente aumento da demanda por recursos compartilhados como impressoras e diretórios. Na implementação desta solução foram utilizados apenas softwares e ferramentas de código aberto, em virtude de possuírem ótima relação entre custo e benefício. O artigo relata também as dificuldades encontradas, problemas e soluções envolvidas no processo de implantação, além de uma análise sobre as vantagens, desvantagens e resultados obtidosItem SET: Solução para implantação de laboratórios de informática de baixo custo baseado em software livre(2009-04-25) Jorge S. da Cruz Junior; Luana P. Oliveira; Marcus Tulyo N. Ribeiro; Nielsen A. Gonçalves; Rafael M. Feitosa; Sandra R. TrindadeEste artigo apresenta a motivação e os benefícios de se utilizar um sistema de servidor de terminais leves e softwares livres para a implantação de laboratórios de informática de baixo custo. Apresentamos as características do Servidor de Estações de Trabalho - SET, como: ambiente de trabalho, modelo de funcionamento, especificações, além de mostrar as parcerias estabelecidas e planos futuros do grupo de trabalho.Item SIG@PLANEJAMENTO , um novo paradigma para o ambiente de planejamento universitário(2009-04-25) Shirley da Silva Jacinto; José Antônio Monteiro de QueirozO elemento organizativo central do planejamento da Universidade Federal de Pernambuco é o programa, entendido como um conjunto articulado de ações, com intuito de alcançar as metas da instituição diretamente alinhadas com as do Governo Federal, particularmente com as do Ministério da Educação (MEC). É importante destacar que os desafios universitários a serem enfrentados impõem o planejamento como ferramenta essencial de apoio ao funcionamento dessas instituições, uma vez que a liberação de recursos é condicionada à sua eficiência administrativa. Sob essa perspectiva, o SIG@PLANEJAMENTO surgiu como uma necessidade de desenvolver um sistema para apoiar as atividades de planejamento e execução de programas e ações institucionais.Item SISCON – Sistema de Concursos da UFBA(2009-04-25) Heraldo Salvador e Carla AraújoA cada novo concurso aplicado pela UFBA é gerado um novo sistema a partir de adaptações feitas no sistema original. O tempo disponível para estas adaptações geralmente é muito curto, e o sistema não é suficientemente testado pelos usuários, acarretando grandes problemas nas vésperas da divulgação do resultado. Todo este processo é muito trabalhoso e difícil de ser gerenciado. A necessidade crescente de realização de concursos de vários tipos, pela UFBA, aliado a diversidade de sistemas para concursos existentes em diversas plataformas motivou o desenvolvimento de um sistema único de concursos para a UFBA que englobasse os diversos tipos de concursos existentes, seja vestibular padrão UFBA, vestibular padrão não UFBA, concursos para técnico-administrativos ou para docentes. Este sistema foi desenvolvido usando uma infra-estrutura padrão de desenvolvimento definida pelo CPD-UFBA. Este artigo descreve como este sistema foi desenvolvido, sua estrutura, funcionalidades e banco de dados.