WTICIFES 2012

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Local:
Papillon Hotel, Goiânia-GO

Período:
07 e 11 de maio de 2012

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Resultados da Pesquisa

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    Desenvolvimento e Migracao de um Gerenciador de Conteudo Web para IFES
    (2012-04-25) Arthur Henrique Guimarães de Oliveira; Nícolas Lazarte kaqui; Marcello Henrique Dias de Moura
    Um sistema legado é uma tecnologia antiga ou sistema de computador que continua a ser utilizado. Normalmente, estes sistemas não são abandonados porque ainda atendem as necessidades do usuário. A Universidade Federal de Goiás decidiu recentemente migrar seu Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS) legado e desenvolver um novo. No entanto, esta tarefa requer preparação e todos os pontos que envolvem a migração precisam ser documentadas e avaliados. Este artigo apresenta como e por que essa migração foi feita, como a decisão de desenvolver um novo sistema foi tomada e os objetivos futuros do projeto.
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    Uma apresentação dos sistemas de integração da Unidade de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba
    (2012-04-25) Elizabet M. Spohr de Medeiros; Jaime C. Pereira Neto; Ricardo A. P. Serrano Filho
    Este artigo apresenta algumas soluções desenvolvidas pelo setor de tecnologia da informação da UFPB Virtual no sentido de integrar o Sistema de Controle Acadêmico (SCA) institucional ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, utilizado pelos cursos a distância da Universidade Federal da Paraíba. Primeiramente, será apresentado o sistema de sincronização, que executa rotinas de inserção e verificação dentro do Moodle a partir dos dados provenientes do SCA. Depois, será mostrado o sistema de importação de notas, que obtém as notas finais dos alunos no Moodle e as transfere para a caderneta de notas dos professores no SCA.
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    A Web Conferência como instrumento de ensino-aprendizagem no contexto da UFPB Virtual
    (2012-04-25) Marcelle B. Martins; Marta M. G. Van der Linden; Elizabet M. Spohr de Medeiros; Monique Vilante de Lira
    A Web Conferência quebra as barreiras geográficas ao reunir pessoas de forma síncrona num ambiente online. Através de programas específicos, é possível o compartilhamento simultâneo de diferentes recursos como áudio, vídeo, apresentações e arquivos. Seu uso pela UFPB Virtual é feito principalmente na realização de aulas online que permitem a interação direta entre o professor e os estudantes situados nos Pólos localizados em 27 diferentes cidades de 4 estados. As Webs Conferências também podem ser realizadas com propósitos distintos, desde uma simples reunião envolvendo alguns participantes, até apresentação de trabalhos e transmissão de grandes eventos. Este trabalho procura apresentar como a utilização da Web Conferência contribui para o crescimento e a evolução da Educação à Distância (EAD), no âmbito da UFPB Virtual.
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    Dialoga: Ferramenta para avaliação qualitativa e quantitativa de participação e colaboração em fóruns de discussão online
    (2012-04-25) Marta M. G. Van der Linden; Elizabet M. Spohr de Medeiros; Danilo L. Dutra; Marcelle B.; Martins; Ivan Arthur Q. de Alencar
    O Di@loga é uma ferramenta desenvolvida pela UFPB Virtual, na forma de um plugin do Moodle1, que permite a avaliação de fóruns de forma qualitativa e quantitativa. O aluno passa a ser avaliado pelo seu grau de participação e interação, capacidade cognitiva e colaboração. Essa nova forma de avaliação mostrou-se mais adequada ao contexto da educação a distância e da construção colaborativa do conhecimento.
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    Utilizando artifícios de federação de identidade dentro da IFES
    (2012-04-25) Paulo Rogério Dias Borges; Rogério Nogueira de Sousa
    Atualmente se tem falado muito de federações, e uma iniciativa vem se destacando entre as universidades federais, a CAFe, onde as instituições estão se preparando para se tornar provedoras de identidades federadas. Mas será que as mesmas usam tais tecnologias para proverem de forma mais eficientes serviços, tanto para a federação quanto para seus usuários internos? Nesse sentido a Universidade Federal do Tocantins (UFT) começou a adotar tais tecnologias, uma vez que um problema recorrente em instituições de médio e grande porte é, certamente, o volume crescente de serviços web que podem ser: serviços desenvolvidos interna ou externamente, proprietários ou livres, hospedados localmente ou em locais remotos, podendo ser facilmente visualizados a dificuldade de integração entre os mesmos, principalmente no que tange a autenticação dos usuários desses serviços. Visando mitigar tal problemática uma tecnologia vem sendo adotada pela UFT o SSO (Single Signer-On) ou traduzido SLU( Serviço de Logon Único) baseado em SAML.
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    CCE Service Desk: uma solução para auxiliar a organização e controle do fluxo de atendimento das solicitações de serviços de TI da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná
    (2012-04-25) Eduardo Dimas Andrino Nogueira; Antônio Rodrigues Barros; Amarílio Motta Floriano
    O Centro de Computação Eletrônica (CCE) tem por objetivo oferecer à comunidade acadêmica serviços na área de Tecnologia da Informação. Não havia um processo definido para atendimento aos usuários da comunidade acadêmica. As solicitações que chegavam ao CCE não tinham qualquer tipo de rastreabilidade, acompanhamento, registro de histórico ou verificação de qualidade de atendimento, dificultando o controle e gerenciamento das mesmas. Percebeu-se então a necessidade de, primeiramente, desenvolver um processo de atendimento às solicitações da comunidade acadêmica e, para suportar esse processo, seria necessário desenvolver uma ferramenta para abertura, acompanhamento, atendimento, controle e gerenciamento de chamados. O processo de desenvolvimento de software utilizado na Divisão de Sistemas de Informação foi aplicado para elaboração e construção do projeto CCE Service Desk. O software desenvolvido mostrou-se adequado à proposta de melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo CCE, permitindo uma melhor definição e distribuição das atividades entre as divisões deste Centro, propiciando rastreabilidade das solicitações dos usuários e oferecendo aos gestores uma ferramenta que oferece informações importantes que podem contribuir sobretudo para o apoiar as tomadas de decisão.
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    Os benefícios da informatização do processo de cadastro das ações de extensão e cultura da Universidade Federal de Goiás
    (2012-04-25) Rosângela Divina de Sousa Santana; Giselle Ottoni; Anselmo Pessoa Neto
    Este artigo descreve o processo de cadastro das ações de extensão e cultura na Universidade Federal de Goiás, antes e depois da implantação de seu sistema de gerenciamento e controle, relatando os benefícios alcançados.
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    Utilização do Framework PHP CodeIgniter no Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão
    (2012-04-25) Daniel Michelon De Carli; Márcio Vinissius Fernandes Furtado; Pedro Conrad Júnior; Sérgio Antônio Martini Bortolin Júnior
    Este artigo apresenta os aspectos envolvidos na utilização do framework de desenvolvimento PHP CodeIgniter para desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão de forma modular, no que diz respeito a padrões de projeto e arquitetura de sistemas, visando a flexibilidade, agilidade de desenvolvimento e a uniformidade do processo de desenvolvimento de sistemas institucionais da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Desta forma, mantém-se o foco na qualidade do software desenvolvido dando ênfase aos objetos e entidades envolvidos, tendo em vista a não duplicação de dados institucionais, através do uso de uma base de dados centralizada e da reutilização de código, por meio de um conjunto de bibliotecas comum aos módulos, o que impacta diretamente na produtividade da equipe de desenvolvimento de software, e também beneficia o trabalho dos usuários finais através da manutenção da qualidade do software e da redução do tempo de entrega do produto.
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    Sincronização de dados de usuário com LDAP
    (2012-04-25) Renan Manola
    Apesar dos benefícios que a implantação de um servidor LDAP promove em uma universidade, sua instalação por si só não resolve todos os problemas. Instituições em geral usam o LDAP unicamente para que seus usuários tenham um login e senha únicos, no entanto, a criação de tais logins e manutenção destes cadastros ocorre, muitas vezes, de forma manual. Além disso, as potencialidades do LDAP não são utilizadas em sua totalidade pois a sincronização das informações cadastrais de vários usuários (que estão localizadas em várias bases de dados na instituição) necessita ser realizada com o LDAP para que este se torne um repositório central de informação atualizada sobre todos os usuários da instituição. É nesse ponto que a sincronização dos dados de usuário com LDAP se torna crucial. Este artigo apresenta as decisões iniciais a serem tomadas para que tal sincronia seja realizada por qualquer universidade. Ao fim do trabalho de desenvolvimento de um programa de sincronia percebeu-se que o tempo e esforço depreendidos não foram muito grandes tendo em vista os enormes benefícios obtidos.
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    Sistema Eletrônico de Controle da Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Santa Maria
    (2012-04-25) Cleandro Flores De Gasperi; Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Marcelo Lopes Kroth
    Controlar a assiduidade e o cumprimento da carga horária de trabalho prevista inicialmente é uma atividade deficiente em muitas instituições públicas. Era o caso da Universidade Federal de Santa Maria, cuja ineficiência dos seus controles acabou por gerar uma decisão judicial que obrigou a implantação de um sistema eletrônico para controle da jornada de trabalho e em alguns casos com identificação biométrica. Este trabalho faz um relato de como o sistema foi concebido e construído, da sua implantação e o sucesso alcançado até o presente momento.