infraestrutura e suporte

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    Monitoramento distribuídos de aplicações Web
    (2012-04-25) Jerônimo Aguiar Bezerra; Márcio Bôuças
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a solução de monitoramento distribuído montado pelo CPD da UFBA para mensurar, sob a perspectiva do usuário, indicadores de qualidade dos diversos serviços Web oferecidos para a comunidade acadêmica da UFBA.
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    Sistema de controle inteligente para redes 802.11 infra-estruturadas de baixo custo
    (2012-04-25) Luiza R. Do Nascimento; Helga D. Balbi; Natália C. Fernandes; Ricardo C. Carrano; Débora C. M. Saade; Célio V. N. De Albuquerque; Luiz C. S. Magalhães
    Com o amadurecimento da tecnologia de redes sem fio, especialmente aquelas que obedecem o padrão IEEE 802.11 [1], chamadas comercialmente de redes WiFi, o número de usuários que possuem dispositivos deste padrão aumentou consideravelmente. Para fazer frente a demanda de acesso à rede, instituições como Universidades e Centros de Pesquisa precisam instalar um número cada vez maior de pontos de acesso (APs, do inglês Access Point). Isto gera dois desafios: como fazer a configuração inicial dos APs, e como gerenciar os APs uma vez instalados. O primeiro desafio vem do número limitado de canais disponíveis, especialmente na faixa de 2.4GHz, utilizada pela maior parte dos dispositivos, e do desejo de minimizar a inteferência como forma de melhorar o desempenho da rede. O segundo desafio vem da dificuldade natural de se gerenciar uma infra-estrutura necessariamente distribuída. Apesar de existirem soluções comerciais para estes dois desafios (chamadas de soluções enterprise, que adicionam à infra-estrutura de pontos de acesso um controlador onde é possível fazer configuração e gerenciamento), o custo de tais soluções é muitas vezes inviável para o orçamento da maior parte das Universidades. O projeto SCIFI (Sistema de Controle Inteligente para Redes sem Fio) vem de encontro a estas necessidades, e atende a um nicho que inclui a maior parte das Universidades Brasileiras. Ele provê uma solução de baixo custo que permite a configuração automática e gerenciamento centralizado da infra-estrutura de redes sem fio WiFi através da criação de um controlador em software livre. Este controlador permite controlar qualquer AP que seja compatível com o sistema operacional OpenWRT, através da instalação de software desenvolvido no Laboratório MídiaCom da Universidade Federal Fluminense com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) através do seu programa de grupos de trabalho (GT-SCIFI). Este artigo irá apresentar rapidamente o controlador do SCIFI e a instalação do piloto de larga escala que foi feito no campus da Escola de Engenharia da UFF. Após os testes de uso neste piloto, o projeto será estendido para toda a Universidade.
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    Relato sobre a experiência do CPD da UFBA na gestão do ambiente de EAD usando o Moodle
    (2012-04-25) Cleidson Santos Barreto; Jerônimo Aguiar Bezerra
    Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do CPD da UFBA na gestão de um grande ambiente de EAD usando a ferramenta Moodle, demonstrando seu ambiente de cluster computacional, dificuldades encontradas, soluções adicionadas e projetos futuros neste ambiente que já possui mais de 7 anos de existência e mais de 50.000 usuários cadastrados.
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    Visualização e Ações Tomadas Frente ao Ataque ao Servidor de Portais Web da UFG
    (2012-04-25) Marcello Henrique Dias de Moura; Mário Augusto da Cruz; Hugo Alexandre Dantas do Nascimento
    Este artigo relata o ataque sofrido pela UFG no seu servidor de Portais Web e descreve as técnicas de visualização de informações, as ferramentas computacionais e as soluções de gerência de redes adotadas pela equipe interna da Universidade para analisar e mitigar o problema. O tipo de ataque utilizado é muito comum e difícil de ser contido, sendo que a experiência adquirida serve de apoio para outras instituições de ensino que estão sujeitas a incidentes similares.
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    Uso de Captive Portal nas Casas do Estudante da UFRGS
    (2012-04-25) Fernando D. F. Macedo; Caciano dos S. Machado; Marcio Pohlmann; Leandro F. Rey; Marcos S. Nascimento; Arthur B. Júnior
    A UFRGS possui três Casas do Estudante que servem de alojamento estudantil. Em cada uma das Casas, CEU, CEUFRGS e CEFAV, existe uma Comissão de Informática, responsável pelos recursos computacionais. Todavia, nessas redes não existia um controle automatizado na atribuição dos endereços IP e na identificação de usuários, o que acabava dificultando o tratamento dos incidentes de rede e de segurança. A seguir, apresentaremos a motivação para a implantação do sistema de Captive Portal para as Casas do Estudante, como o sistema funciona e a nossa experiência com a implantação.
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    SERVIÇOS DE CORREIO ELETRÔNICO UTILIZADOS PELA UNIVERSI- DADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)
    (2012-04-25) ADRIANO MACHADO; ANDRE BARCELOS E CARLOS ALBERTO CEOTTO
    Esse artigo faz, sinteticamente, uma comparação entre duas situações do serviço de correio eletrônico da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A primeira situação diz respeito à utilização de softwares pagos para utilização de e-mails e anti-spam com suportes realizados por empresas terceiras. A segunda situação diz respeito à utilização de softwares livres para e-mails e também anti-spam, com suportes realizados pela própria UFES. Os desafios e os benefícios conseguidos são comentados.
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    IPS UFRGS: A implementação de bloqueios automáticos progressivos integrada ao Sistema de Registro de Estações da UFRGS
    (2012-04-25) Marcos Straub; Arthur Boos; Caciano Machado; Leandro Rey; Fernando Macedo; Marcio Pohlmann
    O crescimento da rede da UFRGS nos últimos anos e o consequente aumento do número de dispositivos conectados levou os incidentes de segurança a níveis que inviabilizam o seu tratamento manual. Visando um processamento automático dos bloqueios para mitigação de incidentes de forma rápida e sem uso de um operador, foi expandida a atuação do IPS (Intrusion Prevention System) da UFRGS para agir também na rede interna, totalmente integrado ao SRE (Sistema de Registro de Estações da UFRGS). Com essa integração, consegue-se fazer um tratamento adequado, baseado nas informações providas pelo SRE. O IPS foi configurado de forma a implementar-se um sistema de bloqueios temporários e progressivos, onde os próprios usuários podem tentar resolver o problema antes do bloqueio se tornar definitivo. Este trabalho mostra como a UFRGS conseguiu que mais de 90% dos incidentes de violação da política de uso da rede (principalmente devido ao uso de programas de compartilhamento de arquivos peer-to-peer) fossem resolvidos pelos próprios usuários finais, aumentando a cultura de segurança e sem necessidade de entrar em contato com a equipe de suporte.
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    Central de Atendimento, um modelo de sucesso da STI/UFF
    (2012-04-25) Bruno Olímpio; Daniel Castellani; Thiago Diogo
    Para atender aos cerca de 60 mil usuários das dezenas de sistemas da UFF sem inviabilizar o trabalho das equipes técnicas, a CDS/STI criou uma Central de Atendimento com três objetivos: solucionar dúvidas dos usuários, blindar os desenvolvedores e acumular gradativamente conhecimento sobre os sistemas. Este artigo descreve a forma pela qual uma demanda deste tamanho foi solucionada com apenas 4 atendentes que receberam treinamentos, manuais de uso e FAQs e alcançaram mais de 97% de sucesso no atendimento ao público, com baixo custo e gerando ainda informações que tornaram os sistemas mais claros e intuitivos.
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    Sistema de gerenciamento dos processos de impressão utilizando PyKota, OpenLDAP e JASmine
    (2012-04-25) Leandro Luís Vieira
    Viabilizar o controle sobre a utilização adequada dos recursos tecnológicos e materiais tem sido a grande preocupação do NTI do Hospital Universitário da Grande Dourados. Justificado pelo reduzido números de funcionários da área de TI, aliado ao excepcional aumento do parque tecnológico, a única alternativa que a equipe, formada por quatro funcionários, encontrou é estabelecer e regular efetivamente os limites de uso desses recursos. Verificou-se então que era possível otimizar o consumo dos insumos de impressão por meio da combinação de aplicativos, especialmente na forma de software livre. Atualmente são cerca de 50.000 impressões/mês registradas pelo sistema de controle de cotas e certamente um número maior seria alcançado caso a solução não tivesse sido implantada. O artigo aborda de forma sucinta os aplicativos/serviços utilizados na solução para o efetivo controle de cotas de impressão.