infraestrutura e suporte
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Item Uso de Captive Portal nas Casas do Estudante da UFRGS(2012-04-25) Fernando D. F. Macedo; Caciano dos S. Machado; Marcio Pohlmann; Leandro F. Rey; Marcos S. Nascimento; Arthur B. JúniorA UFRGS possui três Casas do Estudante que servem de alojamento estudantil. Em cada uma das Casas, CEU, CEUFRGS e CEFAV, existe uma Comissão de Informática, responsável pelos recursos computacionais. Todavia, nessas redes não existia um controle automatizado na atribuição dos endereços IP e na identificação de usuários, o que acabava dificultando o tratamento dos incidentes de rede e de segurança. A seguir, apresentaremos a motivação para a implantação do sistema de Captive Portal para as Casas do Estudante, como o sistema funciona e a nossa experiência com a implantação.Item IPS UFRGS: A implementação de bloqueios automáticos progressivos integrada ao Sistema de Registro de Estações da UFRGS(2012-04-25) Marcos Straub; Arthur Boos; Caciano Machado; Leandro Rey; Fernando Macedo; Marcio PohlmannO crescimento da rede da UFRGS nos últimos anos e o consequente aumento do número de dispositivos conectados levou os incidentes de segurança a níveis que inviabilizam o seu tratamento manual. Visando um processamento automático dos bloqueios para mitigação de incidentes de forma rápida e sem uso de um operador, foi expandida a atuação do IPS (Intrusion Prevention System) da UFRGS para agir também na rede interna, totalmente integrado ao SRE (Sistema de Registro de Estações da UFRGS). Com essa integração, consegue-se fazer um tratamento adequado, baseado nas informações providas pelo SRE. O IPS foi configurado de forma a implementar-se um sistema de bloqueios temporários e progressivos, onde os próprios usuários podem tentar resolver o problema antes do bloqueio se tornar definitivo. Este trabalho mostra como a UFRGS conseguiu que mais de 90% dos incidentes de violação da política de uso da rede (principalmente devido ao uso de programas de compartilhamento de arquivos peer-to-peer) fossem resolvidos pelos próprios usuários finais, aumentando a cultura de segurança e sem necessidade de entrar em contato com a equipe de suporte.