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    DATA CENTER GREEN - UM ESTUDO DE CASO NA UFRN
    (2010-04-25) Aluízio F. Rocha Neto; Julio Cesar Lima
    Com a grande quantidade de informações sendo geradas dia a dia e o aumento significativo de novos serviços de intercâmbio destas informações, surge a necessidade de um ambiente confiável e robusto para armazenar todo esse volume de dados. Um ambiente que seja seguro, confiável e estável para uma grande quantidade de dados e que conte com uma infra-estrutura de TI (Tecnologia da Informação) com um alto poder de processamento tem sido designado como Data Center (DC). Ou seja, o DC armazena os dados e informações que suportam os processos organizacionais. Com o aumento da dependência da informação, muitas organizações já entendem a importância do investimento nestas estruturas e possuem estratégias claras de investimento para esta área.
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    Implementação de solução de virtualização e consolidação de servidores no CPD da UFRGS usando o Citrix XenServer.
    (2010-04-25) Alexandre Albino Marchi; Éverton Didoné Foscarini; Felipe Mendonc¸a Scheeren; Francisco Faleiro Fialho; Leandro Fortes Rey
    Este artigo apresenta uma visão de como foi implementado o processo de virtualização dos servidores do CPD da UFRGS, desde o processo de estudo de soluções de virtualização ao uso efetivo da plataforma escolhida. Será explicado também as modificações feitas nos Sistemas Operacionais a fim de obterem um melhor desempenho nos servidores virtualizados, bem como sobre quais hardwares os servidores foram alocados.
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    Gerenciamento de processos para desenvolvimento organizacional em serviços de TI
    (2010-04-25) Ângela de Moura Ferreira Danilevicz; Camila Fraga Serafim; Jussara Issa Musse
    Este trabalho visa apresentar os procedimentos metodológicos adotados pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a fim participar do sistema de melhoria contínua da gestão pública (Auto-avaliação Gespública) do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, bem como para a definição do seu Catálogo de Serviços. Para tal, foi estabelecida uma parceria entre a Engenharia de Produção e o CPD para a realização da modelagem dos processos e para a integração dos conceitos do ITIL® para a gestão de serviços de TI. Almejou-se com este projeto o estabelecimento de níveis adequados de serviço, alinhados às estratégias da UFRGS e ao adequado atendimento das demandas da comunidade universitária. Os resultados parciais encontrados são considerados favoráveis e apontam para um desempenho promissor em relação aos serviços prestados pelo CPD.
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    Integração entre Academia e Governo para Construção de Soluções Inovadoras em TI: Um Estudo de Caso CPD/DCC-UFBA
    (2010-04-25) Ana Cristina do Espírito Santo Melo; Mauricio Cesar Santos da Purificação e Vaninha Vieira
    Integrar inovação e pesquisa ao trabalho realizado pelo CPD na construção de soluções de TI não é tarefa fácil contabilizando-se as limitações existentes em termos de pessoal e recursos. Por outro lado, avalia-se a existência de mão de obra qualificada e de baixo custo nos alunos dos cursos da área de TI. Este artigo relata uma experiência de integração entre governo/academia no qual um problema real da instituição pode ser tratado dentro do escopo de uma disciplina de graduação.
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    SOS Aluno: uma ferramenta de auxílio e orientação ao aluno
    (2010-04-25) Thiago Stein Motta
    No segundo semestre de 2009, foi disponibilizada uma nova forma de auxílio e orientação à comunidade discente de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de um chat invidual, no qual o aluno pode esclarecer suas dúvidas em tempo real, sem precisar sair de casa ou recorrer ao telefone. O nome da ferramenta é bem sugestivo: “SOS Aluno”. Este trabalho trata sobre as etapas de desenvolvimento dessa ferramenta, partindo da motivação que levou à sua construção, passando pelo projeto, destacando alguns aspectos técnicos de sua implementação, e, finalmente, chegando ao processo de sua implantação e analisando os resultados obtidos nesses nove meses em que a ferramenta está disponível.