TIC como Estratégia de Transformação Digital na Educação
URI permanente para esta coleçãohttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/457
Navegar
Item Análise e melhoria do processo de participação de discentes da UFPA no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)(2023-06-20) Aluízio Marinho Barros Filho; Maria Lucia Harada; Thiago Borges Lobato GonçalvesA Universidade Federal do Pará (UFPA) tem utilizado a Gestão de Processos Organizacionais como ferramenta para alcançar seus objetivos estratégicos desde 2011. A instituição adotou a metodologia de Ciclos de Mapeamento de Processos Organizacionais (CIMAPROs) para selecionar e melhorar processos prioritários. Em 2022, a UFPA iniciou a 5ª edição do CIMAPRO e selecionou o processo de participação dos estudantes de graduação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) como um dos processos a serem melhorados. O mapeamento do processo de participação da UFPA no ENADE foi realizado a partir de dados coletados do INEP, informações internas e entrevistas com profissionais envolvidos.