TIC como Estratégia de Transformação Digital na Educação
URI permanente para esta coleçãohttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/457
Navegar
Item User-Centered Design e Cognitive Walkthrough: Desenvolvendo um Aplicativo para estudantes da UFCSPA(2023-06-20) Álvaro Menezes; Cristina Almeida da Silva; Deividi Fernando Moreira; Roberto Rosa; Rosana WaszakA popularização do uso de smartphones e, consequentemente, de aplicativos móveis, tem impulsionado o aprimoramento das estratégias de desenvolvimento de software para estas plataformas. No que tange à inclusão dos usuários na concepção dos produtos, as metodologias UCD e Cognitive Walkthrough auxiliam na criação de interfaces mais assertivas e melhor elaboradas, que tendem a ampliar a utilização e retenção dos usuários. Este artigo descreve a concepção da interface do aplicativo da UFCSPA com base nestas metodologias e apresenta os resultados após sua publicação, tendo obtido classificação excelente por mais de 30% dos usuários e classificação muito boa por mais da metade dos usuários.