Sistemas
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Item Altiris como Solução para Automação do Deployment e Manutenção de Software em Parques de Máquinas(2011-04-25) Lorenzo Lemos; Ricardo Lazzari da Rosa; Rogério Cresseri; Fernando Della Flora; Diego Luís KreutzEste trabalho apresenta a solução implementada na Universidade Federal do Pampa para automação de deployment de sistema operacional e manutenção de software. A instituição buscou uma solução que atendesse suas demandas de forma rápida e eficaz, reduzindo custos, tempo e necessidade de recursos humanos. Para isso foi elaborado um edital de contratação de uma solução. O resultado da licitação foi o Altiris Deployment Solution da Symantec Corporation. Ela é uma solução que automatiza todo o processo de entrega de máquinas para o cliente final. Os resultados são positivos e estão discriminados no artigo.Item Aplicação de Scrum como Metodologia Ágil no Processo de Gerenciamento de Softwares desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná(2011-04-25) Eduardo Dimas Andrino NogueiraAtualmente, existem muitos desafios quando se tange o tema gerenciamento de projetos de software. Desde a crise do software no final dos anos 60, modelos, técnicas e metodologias vêm sendo adotadas para tentar resolver alguns problemas que a causaram e que, ainda hoje, vêm sendo responsáveis pelo fracasso de muitos projetos de software.Item Desenvolvimento de Processos de Tecnologia da Informação no DSI/SeTIC da UFSC(2011-04-25) André Fabiano Dyck; Alexandre Gava Menezes; Gustavo A. R. Monteiro; Ricardo Pereira e Silva; Roberto CunhaBuscando atender as necessidades de modernização das práticas de desenvolvimento de software, além da necessidade de adequar-se a exigências apontadas pela CGU (Controladoria Geral da União), o Departamento de Sistemas da Informação (DSI/SeTIC/UFSC), responsável por desenvolvimento e manutenção de software, iniciou um esforço de melhoria de processo de software tendo como referência o modelo de processo CMMI-DEV (Capability Maturity Model Integration for Development) do SEI (Software Engineering Institute). Este relato apresenta a experiência do DSI de implantação de um processo compatível com o nível 2, versão em estágios, do modelo CMMI-DEV, ainda em andamento. Visa destacar aspectos em que há progressos visíveis e mensuráveis, assim como apontar os rumos dos próximos esforços.Item Desenvolvimento de um Sistema de Protocolo Web Baseado em Padrões de Projeto(2011-04-25) Sérgio Antônio Martini Bortolin Júnior; Pedro Conrad Júnior; Émerson de Oliveira Rizzatti; Diego Luís Kreutz; Robson Romário GonçalvesEste artigo apresenta o Sistema de Gestão de Protocolo (SGP), uma solução de workflow desenvolvida pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), para gerenciar de forma dinâmica qualquer processo de negócio organizacional. O sistema foi concebido para utilização em órgãos públicos, com o intuito de ser flexível, permitindo a configuração do sistema utilizando opções de parametrização e integração com os demais sistemas institucionais que dependam de tramitações de processos. Para prover tal interoperabilidade foi implementada uma solução baseada em plugins customizáveis, programados utilizando um modelo de regras específicas que são acionadas em determinados estados de um fluxo de processo, sendo este o principal diferencial do sistema em relação aos demais aplicativos do gênero.Item Fábrica de Software com alunos, um modelo campeão de produtividade na UFF(2011-04-25) Núcleo de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoA demanda cada vez maior por soluções de qualidade e com novas tecnologias evidencia a necessidade de mais investimento na área de Tecnologia da Informação das Universidades Federais, bem como o devido reconhecimento da importância dessa atividade para o resultado finalItem Implantação do Módulo “Matrícula Especial Medicina” na UFRGS(2011-04-25) Andreia Farencena VieroEsse artigo tem por objetivo retratar o funcionamento diferenciado das atividades de ensino no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS bem como apresentar o módulo que está sendo desenvolvido para fazer o registro informatizado dessas atividadesItem MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: EXEMPLOS PRÁTICOS DE IMPACTO POSITIVO PARA A ÁREA DE TIC(2011-04-25) Pierre Correa Martin; Piero Silva Salaberri; Maria Elaine dos Santos León; Aline Pacheco Primão; Diego Luís KreutzA modelagem de processos foca na especificação e definição das regras do negócio. Isso contribui de sobremaneira com a de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial para o desenvolvimento de sistemas mais consistentes e aderentes às regras e necessidades do negócio, promovendo maior alinhamento entre as soluções tecnológicas e as áreas fim. O mapeamento e a modelagem de processos dentro da Universidade Federal do Pampa tem como principal objetivo promover o alinhamento tático e operacional entre a área de TIC e as diferentes áreas meio e fim da instituição, promovendo maior agilidade, solidez, consistência, aderência e sustentabilidade na produção e implantação de soluções tecnológicas com foco nos negócios. Outro objetivo é transformar as avaliações realizadas de forma pontual e individualizada em avaliações baseadas em indicadores organizacionais, capazes de mensurar a contribuição das equipes no desenvolvimento dos projetos, relacionando-os com os processos gerenciais e visando o alinhamento com os interesses estratégicos da instituição. Os resultados alcançados demonstram que o investimento em modelagem de processos vem contribuindo para a área de TIC e a instituição atingir os objetivos elencados.Item Projeto SIAC 2.0: Uma aplicação do framework Demoiselle para o desenvolvimento de Sistema de Informações Acadêmicas da UFBA (SIAC)(2011-04-25) André Monteiro; Fernando Cezar Borges; Leandro Ferreira; Mário Jorge Pereira; Mauricio Cesar S. da Purificação; Cleverson Sacramento; Marlon Carvalho; Serge RehemEste artigo apresenta a especificação do projeto de desenvolvimento do Sistema de Informações Acadêmicas (SIAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) utilizando o framework Demoiselle. São confrontados os prós e contras na adoção deste framework de integração no desenvolvimento de aplicações no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior.Item PROPOSTA DE PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (PPDS)(2011-04-25) Patric da Silva Ribeiro; Pierre Martin; Robson Gonçalves; Daniel De Carli; Diego Luís KreutzEste trabalho apresenta experiências e resultados com processos e propostas formais de desenvolvimento de software no Núcleo de Tecnologia da Informação e da Comunicação (NTIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Todas as demandas institucionais são tratadas com profissionalismo e coerência, buscando sempre qualidade, integridade e confiabilidade no desenvolvimento e na disponibilização de sistemas. Propostas formais e bem documentadas são essenciais para estabelecer um bom processo de comunicação e interação entre os usuários finais e a área de Tecnologia da Informação e da Comunicação, dando a dimensão dos sistemas, explicitando todas as questões e recursos humanos, em especial, envolvidos na produçãoItem Reduzindo Custos com Testes de Software usando Roteiro de Teste Genérico(2011-04-25) Anne Caroline Oliveira RochaInvestir em qualidade de software é de suma importância para qualquer processo de desenvolvimento de software. Pois, um sistema quando possui erros pode causar sérios problemas para a instituição que desenvolveu aquele software. Com testes, estes erros podem ser corrigidos antes de chegar ao usuário final. No entanto, realizar testes funcionais pode demandar tempo e custo para o projeto. Desta forma, estratégias de melhoria foram criadas para diminuir o custo de realização dos testes. Este artigo tem a proposta de apresentar resultados positivos utilizando roteiros de teste genéricos que minimizaram o tempo gasto para criação de roteiros de teste para cada caso de uso.Item SABRE - Sistema Aberto de Registro de Estações(2011-04-25) Caciano Machado; Daniel Soares; Francisco Fialho; Leandro Rey; Rafael Silveira; Rui RibeiroO Sistema de Registro de Estações da UFRGS foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a gerência das estações de trabalho na universidade. No presente trabalho, apresentamos as experiências e resultados parciais da implementação de um sistema aberto de registro de estações (SABRE), utilizável por qualquer instituição que busque uma solução automatizada para o gerenciamento do seu bloco de endereços IPItem SisRel - SISTEMA DE EXTRAÇÃO DINÂMICA DE DADOS COM FOCO NO USUÁRIO FINAL: UM ESTUDO DE CASO(2011-04-25) Pedro Conrad Júnior 1; Pierre Correa Martin1; Patric da Silva Ribeiro1; Émerson Rizzatti1; Diego Luiz KreutzEste trabalho apresenta os resultados do estudo de caso para utilização do SisRel - Sistema de Extração Dinâmica de Dados, ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Educação, com o objetivo de complementar as atividades de coleta de dados e geração de relatórios para uso gerencial dentro da instituição. A ferramenta foi implantada e adequada ao contexto da UNIPAMPA, tendo como foco de utilização as áreas acadêmica, administrativa e de bibliotecas, proporcionando a padronização de relatórios e a agilidade na emissão dos mesmos, abordando também os aspectos de replicação de bases de dados para geração de relatórios atualizados, de forma a refletir o cotidiano da instituição.Item Sistema de Eventos Institucionais(2011-04-25) Fernando Henrique Canto; José Luis Machado; Sandra Luzia Cortinovi; Rodrigo Meleu das Neves; Manuela Klanovicz Ferreira; Ubayar Carbonell Closs; Ângelo Martins Araujo; Josemary Rocha Lopes; Marcelo Rebelo Benites; Claudio José Castaldello BussattoEste trabalho apresenta o Sistema de Eventos Institucionais, desenvolvido pelo CPD da UFRGS, para ser usado em diversos eventos realizados pela Universidade. O sistema foi desenvolvido para auxiliar todas as etapas do evento, permitindo a gerência das sessões, da equipe executora, dos trabalhos submetidos, dentre outros aspectos. Além disso, o sistema também contempla os módulos de submissão, avaliação e seleção de trabalhos, inscrição de participantes e outros serviços. O objetivo principal do sistema é a criação de um ambiente flexível, que possa ser usado em diversos tipos de eventos: conferências, seminários, congressos, salões e outros. O sistema foi totalmente desenvolvido em PHP 5.2, com vasto uso de orientação a objetos, usando bibliotecas próprias do CPD para conexão e operações sobre o banco de dados, bem como a biblioteca xajax para simplificação de requisições assíncronasItem Sistema de Gerenciamento de Bolsas para Projetos(2011-04-25) Giuliano Geraldo Lopes FerreiraEste artigo descreve um sistema desenvolvido para gerenciar a distribuição de bolsas para projetos, que abrange desde a solicitação de bolsa feita pelo coordenador do projeto, até a emissão de certificados dos bolsistas. Os objetivos desse sistema são reduzir a tramitação de documentos, aperfeiçoar o processo de avaliação e seleção dos projetos, e controlar o pagamento e a certificação dos bolsistas, reduzindo a carga de trabalho dos comitês de pesquisa e dos gabinetes de apoio a projetos. O sistema obteve grande aceitação por parte dos usuários, tanto dos solicitantes, como dos comitês e gerentes dos editais, atingindo integralmente seus objetivos.Item SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS(2011-04-25) Patric da Silva Ribeiro; Pedro Conrad Junior; Sergio Antonio Martini Bortolin Junior; Diego Luís KreutzEste trabalho apresenta o Sistema de Gerenciamento de Certificados Eletrônicos (SGCE), cujo principal objetivo é a gestão da emissão de certificados de eventos. Estes usualmente, na maior parte dos casos, são impressos, consumindo tempo, recursos e agredindo o meio ambiente. A proposta do SGCE visa colaborar com a economia de recursos e eficiência no gerenciamento dos processos de emissão de certificados de eventos. O sistema foi concebido dentro da política e filosofia de pensar soluções de TIC para uso geral, seja em outras instituições, seja por entidades públicas ou entidades sociais de um modo geral. O trabalho relata também os resultados da utilização do sistema em dois eventos promovidos pela instituição.Item TRAIRA: Tratamento de Incidentes de Rede Automatizado(2011-04-25) Italo Valcy; Jerônimo BezerraEste trabalho descreve o projeto, a implementação e avaliação da ferramenta TRAIRA, a qual automatiza o procedimento de detecção, identificação e isolamento dos dispositivos geradores de incidentes de segurança em redes locais. O custo da implantação da solução proposta é baixo e facilita sobre-maneira o trabalho da equipe de tratamento de incidentes de segurança. A ferramenta desenvolvida foi avaliada em um ambiente real, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, a equipe de segurança da UFBA utiliza essa ferramenta para tratar e responder a todas as notificações de incidentes de segurança reportadas pelo CERT.Bahia. O baixo custo de execução e implantação da ferramenta indica, assim, a viabilidade de sua aplicação prática em ambientes corporativos.Item UFFMail: 8BG de e-mail gratuito usando a plataforma Google Apps Education(2011-04-25) Núcleo de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoManter uma estrutura de e-mails com qualidade é uma necessidade prioritária para uma instituição com milhares de usuários. Quando se trata de uma instituição de ensino superior pública, que possui uma demanda excessiva na troca de informações e de contas de usuários, manter uma infraestrutura eficiente acaba sendo ponto chave para a qualidade final do serviço.Item Uma ferramenta para Gestão de Projetos integrada ao Plano de Gestão da Universidade(2011-04-25) Fernando Pires Barbosa; Geferson Dallanora; Marcius Fonseca; Marcelo Tiezerin; Marcelo Lopes KrothUma das atividades de planejamento que as universidades exercem é o Plano de Gestão, que em geral é desenvolvido sempre que há uma troca de administração. A execução e controle do plano de gestão tem se mostrado uma atividade onerosa e um dos motivos para isto é a falta de um sistema automatizado que facilite este trabalho. Este artigo apresenta um sistema que foi desenvolvido para acompanhar, através de mecanismos de gerência de projetos, o a execução do Plano de Gestão da universidade. O software desnvolvido tem previsão de uso pela UFSM a partir do 1º semestre de 2011, período em que será avalido e novas funcionalidades serão planejadas e desenvolvidas.Item Uma Proposta de Aplicação de Business Inteligence para o Censo das IES(2011-04-25) André Monteiro; Fernando Cezar Borges; Hugo Alex Conceição Silva; Mário Jorge Pereira; Mauricio Cesar Santos da PurificaçãoEste artigo apresenta uma proposta para otimizar a cadeia de rotinas executadas durante a elaboração do Censo das Instituições de Ensino Superior (IES). Esta melhoria será dada através da adoção de um modelo que utiliza ferramentas de Business Intelligence (BI) nas etapas de coleta e validação dos dados junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Item Uma Solução para o Gerenciamento de Listas de E-mails Integradas ao Diretório Online de Usuários da Instituição(2011-04-25) Piero Silva Salaberri; Paula Leonetti Palmam; Yucatan Costa1; Diego Luís KreutzEste trabalho apresenta uma solução de gestão de listas de e-mails dos servidores que compõem o quadro de profissionais da UNIPAMPA, integrada ao diretório online de usuários da instituição. Ela tem por objetivo permitir a delegação do gerenciamento das listas de e-mail institucionais aos usuários finais, sem a necessidade de intervenção de profissionais da área técnica ou de um administrador, ou grupo de, do sistema de listas visando a otimização dos recursos da Instituição. A solução estabelece um grupo de administradores responsáveis por delegar o gerenciamento das listas aos respectivos gerentes. Estes, normalmente, serão pessoas dos respectivos órgãos e/ou setores solicitantes das listas.