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Item UM MODELO DE INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: EVENTOS E REPOSITÓRIO DIGITAL(2012-04-25) Manuela Klanovicz Ferreira; Afonso Comba de Araújo Neto; Zaida Horowitz; Adriana Jouris; Caterina Groposo Pavão; Janise Silva Borges da CostaO trabalho aborda a estratégia e os detalhes referentes à integração entre o Sistema de Eventos Institucionais e o Lume, Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como “piloto” o Salão de Iniciação Científica promovido pela Universidade. Descreve aspectos relacionados à organização da informação e as etapas necessárias para a importação dos dados.Item A Informatização do Processo de Diplomação da Pós-Graduação na UFRGS(2012-04-25) Thiago Stein Motta; Elianara Corcini LimaEsse trabalho discursa sobre como o processo de diplomação, pelo qual passam os alunos da Pós-Graduação na UFRGS, está sendo informatizado. O artigo apresenta uma breve visualização das etapas desse processo e, em seguida, detalha como estão sendo implementados e implantados os módulos do processo em suas diversas etapas, especialmente no que diz respeito à definição das bancas examinadoras do aluno e os documentos inerentes à defesa de seus projetos.Item Proposta de utilização da Programação Extrema na Federal(2012-04-25) Sandro Luís Freire de Castro SilvaEste artigo apresenta aspectos importantes sobre o Desenvolvimento Ágil, buscando destacar a utilização da Programação Extrema como alternativa de ganho de produtividade para projetos de desenvolvimento de sistemas de informação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O trabalho mostra a realidade atual dos recursos humanos da instituição visando trazer à tona os desafios diários dos desenvolvedores. A obra também apresenta alternativas para trabalho com equipes reduzidas, descrevendo as práticas necessárias para produzir soluções de qualidade com o menor número de erros, documentação clara e produtos dentro do escopo, além de detalhar uma proposta direta para a implantação da Programação Extrema adaptada à realidade da equipe da universidade.Item IMPLANTAÇÃO DE AGENTE DE AUDITORIA NO SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA DA UFFS(2012-04-25) Volnei Darino Pol; Giancarlo Dondoni Salton; Braulio Adriano de MelloA auditoria em sistemas, observados os princípios de confidencialidade e independência, pode ser vista como requisito para correção e permanência de serviços de informação, entre eles, na gestão de dados acadêmicos nas IFES (Instituição Federal de Ensino Superior). No entanto, a integração de funcionalidades de auditoria em sistemas exige esforço de desenvolvimento e consumo de recursos computacionais. Módulos de auditoria precisam permitir a identificação e apresentação de eventos não desejáveis sem, contudo, interferir na atividade fim dos sistemas em que atua. Neste contexto, este relato de experiência descreve o desenvolvimento de um módulo de auditoria de sistemas de informação e sua integração ao Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O trabalho apresenta as principais atividades que compuseram a analise, o desenvolvimento e implantação do módulo. Uma breve descrição da fundamentação legal e normativa recomendada pelos órgãos de controle do Governo Federal que serviram de base para elencar os requisitos do projeto também são apresentados.Item Utilização do Framework PHP CodeIgniter no Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão(2012-04-25) Daniel Michelon De Carli; Márcio Vinissius Fernandes Furtado; Pedro Conrad Júnior; Sérgio Antônio Martini Bortolin JúniorEste artigo apresenta os aspectos envolvidos na utilização do framework de desenvolvimento PHP CodeIgniter para desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão de forma modular, no que diz respeito a padrões de projeto e arquitetura de sistemas, visando a flexibilidade, agilidade de desenvolvimento e a uniformidade do processo de desenvolvimento de sistemas institucionais da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Desta forma, mantém-se o foco na qualidade do software desenvolvido dando ênfase aos objetos e entidades envolvidos, tendo em vista a não duplicação de dados institucionais, através do uso de uma base de dados centralizada e da reutilização de código, por meio de um conjunto de bibliotecas comum aos módulos, o que impacta diretamente na produtividade da equipe de desenvolvimento de software, e também beneficia o trabalho dos usuários finais através da manutenção da qualidade do software e da redução do tempo de entrega do produto.Item Utilizando artifícios de federação de identidade dentro da IFES(2012-04-25) Paulo Rogério Dias Borges; Rogério Nogueira de SousaAtualmente se tem falado muito de federações, e uma iniciativa vem se destacando entre as universidades federais, a CAFe, onde as instituições estão se preparando para se tornar provedoras de identidades federadas. Mas será que as mesmas usam tais tecnologias para proverem de forma mais eficientes serviços, tanto para a federação quanto para seus usuários internos? Nesse sentido a Universidade Federal do Tocantins (UFT) começou a adotar tais tecnologias, uma vez que um problema recorrente em instituições de médio e grande porte é, certamente, o volume crescente de serviços web que podem ser: serviços desenvolvidos interna ou externamente, proprietários ou livres, hospedados localmente ou em locais remotos, podendo ser facilmente visualizados a dificuldade de integração entre os mesmos, principalmente no que tange a autenticação dos usuários desses serviços. Visando mitigar tal problemática uma tecnologia vem sendo adotada pela UFT o SSO (Single Signer-On) ou traduzido SLU( Serviço de Logon Único) baseado em SAML.Item Pentaho: Ferramenta de melhoria na qualidade das informações em um hospital universitário(2012-04-25) Luiz Fernando Stopa ArcenioDa necessidade de melhorar as informações adquiridas com a implantação do sistema AGHU, através da utilização de uma ferramenta que pudesse facilitar a pesquisa e manipulação dos dados, bem como na melhoria da qualidade da informação gerada. O Pentaho vem desta forma permitir a aquisição e manipulação destes dados, e através de sua interface web divulgar as informações para todo o hospital. Foi criado um cubo para manipular os dados das consultas ambulatoriais de tal forma a verificar os atendimentos realizados. Como resultado pode ser visto que o Pentaho permite sua de utilização de diversas formas tanto para o processo de ETL como para a manipulação e divulgação das informações.Item Desenvolvimento e Migracao de um Gerenciador de Conteudo Web para IFES(2012-04-25) Arthur Henrique Guimarães de Oliveira; Nícolas Lazarte kaqui; Marcello Henrique Dias de MouraUm sistema legado é uma tecnologia antiga ou sistema de computador que continua a ser utilizado. Normalmente, estes sistemas não são abandonados porque ainda atendem as necessidades do usuário. A Universidade Federal de Goiás decidiu recentemente migrar seu Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS) legado e desenvolver um novo. No entanto, esta tarefa requer preparação e todos os pontos que envolvem a migração precisam ser documentadas e avaliados. Este artigo apresenta como e por que essa migração foi feita, como a decisão de desenvolver um novo sistema foi tomada e os objetivos futuros do projeto.Item A Web Conferência como instrumento de ensino-aprendizagem no contexto da UFPB Virtual(2012-04-25) Marcelle B. Martins; Marta M. G. Van der Linden; Elizabet M. Spohr de Medeiros; Monique Vilante de LiraA Web Conferência quebra as barreiras geográficas ao reunir pessoas de forma síncrona num ambiente online. Através de programas específicos, é possível o compartilhamento simultâneo de diferentes recursos como áudio, vídeo, apresentações e arquivos. Seu uso pela UFPB Virtual é feito principalmente na realização de aulas online que permitem a interação direta entre o professor e os estudantes situados nos Pólos localizados em 27 diferentes cidades de 4 estados. As Webs Conferências também podem ser realizadas com propósitos distintos, desde uma simples reunião envolvendo alguns participantes, até apresentação de trabalhos e transmissão de grandes eventos. Este trabalho procura apresentar como a utilização da Web Conferência contribui para o crescimento e a evolução da Educação à Distância (EAD), no âmbito da UFPB Virtual.Item Os benefícios da informatização do processo de cadastro das ações de extensão e cultura da Universidade Federal de Goiás(2012-04-25) Rosângela Divina de Sousa Santana; Giselle Ottoni; Anselmo Pessoa NetoEste artigo descreve o processo de cadastro das ações de extensão e cultura na Universidade Federal de Goiás, antes e depois da implantação de seu sistema de gerenciamento e controle, relatando os benefícios alcançados.Item CCE Service Desk: uma solução para auxiliar a organização e controle do fluxo de atendimento das solicitações de serviços de TI da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná(2012-04-25) Eduardo Dimas Andrino Nogueira; Antônio Rodrigues Barros; Amarílio Motta FlorianoO Centro de Computação Eletrônica (CCE) tem por objetivo oferecer à comunidade acadêmica serviços na área de Tecnologia da Informação. Não havia um processo definido para atendimento aos usuários da comunidade acadêmica. As solicitações que chegavam ao CCE não tinham qualquer tipo de rastreabilidade, acompanhamento, registro de histórico ou verificação de qualidade de atendimento, dificultando o controle e gerenciamento das mesmas. Percebeu-se então a necessidade de, primeiramente, desenvolver um processo de atendimento às solicitações da comunidade acadêmica e, para suportar esse processo, seria necessário desenvolver uma ferramenta para abertura, acompanhamento, atendimento, controle e gerenciamento de chamados. O processo de desenvolvimento de software utilizado na Divisão de Sistemas de Informação foi aplicado para elaboração e construção do projeto CCE Service Desk. O software desenvolvido mostrou-se adequado à proposta de melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo CCE, permitindo uma melhor definição e distribuição das atividades entre as divisões deste Centro, propiciando rastreabilidade das solicitações dos usuários e oferecendo aos gestores uma ferramenta que oferece informações importantes que podem contribuir sobretudo para o apoiar as tomadas de decisão.Item Sincronização de dados de usuário com LDAP(2012-04-25) Renan ManolaApesar dos benefícios que a implantação de um servidor LDAP promove em uma universidade, sua instalação por si só não resolve todos os problemas. Instituições em geral usam o LDAP unicamente para que seus usuários tenham um login e senha únicos, no entanto, a criação de tais logins e manutenção destes cadastros ocorre, muitas vezes, de forma manual. Além disso, as potencialidades do LDAP não são utilizadas em sua totalidade pois a sincronização das informações cadastrais de vários usuários (que estão localizadas em várias bases de dados na instituição) necessita ser realizada com o LDAP para que este se torne um repositório central de informação atualizada sobre todos os usuários da instituição. É nesse ponto que a sincronização dos dados de usuário com LDAP se torna crucial. Este artigo apresenta as decisões iniciais a serem tomadas para que tal sincronia seja realizada por qualquer universidade. Ao fim do trabalho de desenvolvimento de um programa de sincronia percebeu-se que o tempo e esforço depreendidos não foram muito grandes tendo em vista os enormes benefícios obtidos.Item Uma apresentação dos sistemas de integração da Unidade de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba(2012-04-25) Elizabet M. Spohr de Medeiros; Jaime C. Pereira Neto; Ricardo A. P. Serrano FilhoEste artigo apresenta algumas soluções desenvolvidas pelo setor de tecnologia da informação da UFPB Virtual no sentido de integrar o Sistema de Controle Acadêmico (SCA) institucional ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, utilizado pelos cursos a distância da Universidade Federal da Paraíba. Primeiramente, será apresentado o sistema de sincronização, que executa rotinas de inserção e verificação dentro do Moodle a partir dos dados provenientes do SCA. Depois, será mostrado o sistema de importação de notas, que obtém as notas finais dos alunos no Moodle e as transfere para a caderneta de notas dos professores no SCA.Item Dialoga: Ferramenta para avaliação qualitativa e quantitativa de participação e colaboração em fóruns de discussão online(2012-04-25) Marta M. G. Van der Linden; Elizabet M. Spohr de Medeiros; Danilo L. Dutra; Marcelle B.; Martins; Ivan Arthur Q. de AlencarO Di@loga é uma ferramenta desenvolvida pela UFPB Virtual, na forma de um plugin do Moodle1, que permite a avaliação de fóruns de forma qualitativa e quantitativa. O aluno passa a ser avaliado pelo seu grau de participação e interação, capacidade cognitiva e colaboração. Essa nova forma de avaliação mostrou-se mais adequada ao contexto da educação a distância e da construção colaborativa do conhecimento.Item Sistema Eletrônico de Controle da Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Santa Maria(2012-04-25) Cleandro Flores De Gasperi; Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Marcelo Lopes KrothControlar a assiduidade e o cumprimento da carga horária de trabalho prevista inicialmente é uma atividade deficiente em muitas instituições públicas. Era o caso da Universidade Federal de Santa Maria, cuja ineficiência dos seus controles acabou por gerar uma decisão judicial que obrigou a implantação de um sistema eletrônico para controle da jornada de trabalho e em alguns casos com identificação biométrica. Este trabalho faz um relato de como o sistema foi concebido e construído, da sua implantação e o sucesso alcançado até o presente momento.Item Elaboração de um guia para padronização de interfaces, priorizando aspectos como acessibilidade e usabilidade(2012-04-25) Maria Dalva Sobral Martins; Wantuir Coelho de Brito JúniorEste artigo apresenta como foi feita a elaboração de um guia para padronizar as interfaces do usuário dos sistemas de informação da Universidade Federal de Goiás, dando prioridade à acessibilidade aos sistemas e à melhoria da usabilidade das interfaces. Além disso, apresenta o planejamento feito para realizar a implantação do Guia no departamento de desenvolvimento de sistemas.