14ª Edição

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    Inovação Sustentabilidade e Transformação Digital de Processos Acadêmicos: Uma experiência na UFMG
    (2022-07-12) Patrícia Nascimento Silva
    Este artigo apresenta um estudo de caso na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre estratégias de inovação e sustentabilidade de processos acadêmicos através da transformação digital. São apresentados processos implementados no sistema acadêmico de graduação em uma primeira etapa que inclui 2018 e 2019 que permitiram uma maior digitalização de serviços e em uma segunda etapa que inclui 2020 e 2021 que contemplam demandas para subsidiar o ensino remoto emergencial. Por fim são apresentados os desafios enfrentados e é destacada a importância da UFMG ter iniciado a implementação destes serviços antes da pandemia de COVID-19.
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    Desafios na Implementação do Diploma Digital: Um Relato de Experiência na UFMG
    (2022-07-12) Patrícia Nascimento Silva; Daniele Claudia Matta Fagundes Zárate
    Este artigo apresenta um relato da implementação do diploma digital pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A UFMG aderiu à solução do diploma digital da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em junho de 2021 e fez alterações em seu sistema acadêmico para emissão de diploma digital. Foram muitos os desafios para implementação da primeira parte do projeto, visto que ainda há várias discussões acerca dos conceitos acadêmicos para adequação à legislação do Ministério da Educação (MEC) e também questões técnicas com a RNP.
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    Dados Estratégicos no Enfrentamento à Pandemia da COVID-19: Sistema MonitoraCOVID UFMG
    (2022-07-12) Lucas Tadeu Pereira Soares Gomes; Patrícia Nascimento Silva; Leandro da Cunha Campos; João Pedro de Carvalho Castro
    Este artigo apresenta um estudo de caso na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre o sistema MonitoraCOVID UFMG, o qual representa uma das estratégias utilizadas no enfrentamento `a COVID-19 na universidade. O sistema coleta dados por meio de perguntas realizadas na plataforma e, conforme as respostas dos usuários, sugere a realização de exame e acompanhamento médico. Os dados coletados são integrados com o Armazém de Dados da universidade e exibidos em painéis para o acompanhamento do Comitê de Enfretamento à COVID-19 na UFMG. Destaca-se que o sistema teve uma adesão considerável pela comunidade acadêmica, cumprindo com os objetivos delineados pelo requisitante.