Navegando por Autor "Patrícia Nascimento Silva"
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Item Armazém de dados para o Censo da Educação Superior: uma experiência no Centro de Computação da UFMG(2017-04-25) Patrícia Nascimento Silva; Josemar Pereira dos Santos; Vitor Fonseca de MeloEste artigo descreve o processo de planejamento e construção de um armazém para o Censo da Educação Superior a partir das bases de dados existentes na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Diante do volume e da complexidade das informações solicitadas pelo CENSO o Centro de Computação da UFMG implementou um armazém de dados para auxiliar na extração de informações e na conferência dos dados reportados anualmente. Ao utilizar a solução no CENSO 2016 percebe-se uma otimização nas tarefas a serem realizadas e maior possibilidade de validação dos dados a serem enviados, já que o armazém permite uma melhor visualização e cruzamento de informações.Item Censo da Educação Superior: Business Inteligence do Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais(2016-04-25) Patrícia Nascimento Silva; Josemar Pereira; Vitor Fonseca de MeloA divulgação de informações sobre o ensino superior é feita anualmente através do Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Através do Censo é possível obter informações estratégicas que possibilitam a identificação de novas tendências no setor da educação. Atualmente a coleta de dados é realizada através de um sistema web onde são preenchidos os dados solicitados às Instituições de Ensino Superior (IES). Considerando a grande quantidade de informações solicitadas e a dificuldade em reuni-las dentro do prazo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se antecipou a esta demanda e criou uma solução de Business Inteligence (BI) que forneça dados para o Censo e atenda as demandas de gestão da universidade. O objetivo da aplicação é, a princípio, modelar e implementar um armazém de dados que auxilie na extração de informações para o Censo, facilitando a conferência dos dados reportados anualmente pela UFMG. A aplicação de BI foi desenvolvida utilizando soluções de software livre como: Mondrian, Kettle e Pentaho BI Server. A solução monta uma base de dados contínua que será alimentada ao longo do ano com as informações necessárias para o Censo e demais informações relevantes para os gestores da universidade. O projeto justifica-se para otimizar um trabalho de coleta de dados no qual se gastava muito tempo e envolvia consultas a diversos sistemas e funcionários. Através dessa solução a organização e a gestão da informação permitirão que os dados da UFMG sejam recuperados de uma forma rápida e continua. O projeto foi iniciado em 2015 e será finalizado em 2016. Esse projeto é uma prova de conceito para uma futura implantação de uma cultura de BI, o que possibilitará a transformação dos diversos dados operacionais em informações, gerando conhecimentos para auxiliar na tomada de decisões dos gestores da UFMG. Com 90% de conclusão, o sistema já está em sua fase de validação e demonstra grande qualidade dos dados recuperados na ferramentaItem Dados Estratégicos no Enfrentamento à Pandemia da COVID-19: Sistema MonitoraCOVID UFMG(2022-07-12) Lucas Tadeu Pereira Soares Gomes; Patrícia Nascimento Silva; Leandro da Cunha Campos; João Pedro de Carvalho CastroEste artigo apresenta um estudo de caso na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre o sistema MonitoraCOVID UFMG, o qual representa uma das estratégias utilizadas no enfrentamento `a COVID-19 na universidade. O sistema coleta dados por meio de perguntas realizadas na plataforma e, conforme as respostas dos usuários, sugere a realização de exame e acompanhamento médico. Os dados coletados são integrados com o Armazém de Dados da universidade e exibidos em painéis para o acompanhamento do Comitê de Enfretamento à COVID-19 na UFMG. Destaca-se que o sistema teve uma adesão considerável pela comunidade acadêmica, cumprindo com os objetivos delineados pelo requisitante.Item Dados Governamentais Abertos nas Universidades Públicas Federais Brasileiras: Diagnóstico da implantação da Lei de Acesso à Informação(2015-04-25) Patrícia Nascimento SilvaOs movimentos open government data surgiram discretamente no Brasil desde 2005, no entanto, somente após ser sancionada a Lei de Acesso à Informação Pública, Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, que regulamenta o acesso a dados e informações detidas pelo governo, é que se iniciou a disponibilização de dados governamentais abertos. As universidades públicas federais, como órgãos públicos integrantes da administração direta do poder Executivo, Autarquias ou Fundações Públicas, estão subordinadas a Lei 12.527 e são espaços propícios para inovação, criação e disseminação do conhecimento. O objetivo da pesquisa é identificar as categorias informacionais dos dados governamentais abertos disponibilizados pelas universidades públicas federais do Brasil durante o primeiro triênio de implantação da Lei 12.527, analisar a adequação das universidades públicas federais à disponibilização das informações definidas como obrigatórias pela legislação e identificar outras categorias que sejam disponibilizadas pelas instituições. O trabalho utiliza a metodologia qualitativa com a técnica de pesquisa documental nos sítios das universidades. Os resultados obtidos apontam que há uma padronização na forma de disponibilização e adequação às informações obrigatórias da legislação pelas universidades. Em poucos casos foi observado que não existe conteúdo cadastrado para a categoria ou que o link de redirecionamento estava indisponível, porém algumas categorias não estão diretamente relacionadas ao acesso à informação. O presente trabalho não avaliou a qualidade e completude das informações disponibilizadas, a análise restringiu-se a disponibilização das informações conforme as categorias previstas na legislação. Por fim, conclui-se que poucos dados além do rol mínimo são disponibilizados e não há divulgação de que a informação seja utilizada pelas universidades em novos produtos ou serviços.Item Desafios na Implementação do Diploma Digital: Um Relato de Experiência na UFMG(2022-07-12) Patrícia Nascimento Silva; Daniele Claudia Matta Fagundes ZárateEste artigo apresenta um relato da implementação do diploma digital pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A UFMG aderiu à solução do diploma digital da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em junho de 2021 e fez alterações em seu sistema acadêmico para emissão de diploma digital. Foram muitos os desafios para implementação da primeira parte do projeto, visto que ainda há várias discussões acerca dos conceitos acadêmicos para adequação à legislação do Ministério da Educação (MEC) e também questões técnicas com a RNP.Item Ferramenta de Apóio à Documentação de Requisitos de Software: Uma adaptação do Redmine(2016-04-25) Patrícia Nascimento SilvaUtilizar ferramentas com código aberto, que permitam sua alteração e otimização, sem envolver gastos com licenças e serviços de manutenção foi a alternativa encontrada pelo Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOM) para implementar seu processo de documentação do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA). Foram pesquisadas várias ferramentas gratuitas e realizados testes para avaliar a formatação dos formulários, a configuração dos filtros e garantir a rastreabilidade de todos os requisitos a serem inclusos na ferramenta. Após os testes optou-se por utilizar a ferramenta Redmine com algumas alterações para adequação ao processo definido. Este artigo apresenta a experiência vivenciada com a customização da ferramenta Redmine para apoiar o projeto de documentação de software do sistema SIGA, baseado no código-fonte e no sistema em produção. Foram criados novos formulários de cadastro e desenvolvida uma estrutura gráfica para visualização e recuperação das informações cadastradas e seus respectivos relacionamentos. A ferramenta é voltada para a gestão de projetos, mas teve alguns conceitos adaptados para gestão de requisitos de software, atendendo a demanda existente no CECOMItem Inovação Sustentabilidade e Transformação Digital de Processos Acadêmicos: Uma experiência na UFMG(2022-07-12) Patrícia Nascimento SilvaEste artigo apresenta um estudo de caso na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre estratégias de inovação e sustentabilidade de processos acadêmicos através da transformação digital. São apresentados processos implementados no sistema acadêmico de graduação em uma primeira etapa que inclui 2018 e 2019 que permitiram uma maior digitalização de serviços e em uma segunda etapa que inclui 2020 e 2021 que contemplam demandas para subsidiar o ensino remoto emergencial. Por fim são apresentados os desafios enfrentados e é destacada a importância da UFMG ter iniciado a implementação destes serviços antes da pandemia de COVID-19.Item Memórias da Gestão do Projeto Diploma Digital na UFMG: um arcabouço de novas soluções acadêmicas(2023-06-20) Patrícia Nascimento Silva; Daniele Cláudia Matta Fagundes Zarate; Karina Flaviana RibeiroEste artigo apresenta um relato de experiência da implantação do Diploma Digital na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A UFMG aderiu à solução da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e tem realizado as adequações em seu sistema acadêmico. O gerenciamento do projeto foi feito utilizando o método SCRUM e os artefatos foram entregues conforme as prioridades definidas pela legislação e pela Universidade. A UFMG está na fase final do projeto e implementou as últimas funcionalidades definidas pela legislação em abril de 2023 para então iniciar o projeto para atendimento ao registro de diploma digital das instituições externas.Item Recuperação de Requisitos no Código-Fonte: Uma experiência no Centro de Computação da UFMG(2016-04-25) Patrícia Nascimento SilvaItem Serviços On-line para Gestão Acadêmica: Uma experiência no Centro de Computação da UFMG(2018-04-25) Patrícia Nascimento SilvaEste artigo apresenta um relato de experiência sobre serviços on-line implementados pelo Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais para seu sistema acadêmico. Utilizando das tecnologias Web e de recursos de segurança, o sistema acadêmico foi evoluído no sentido de trazer uma maior transparência para os processos e solicitações. Como resultado, destaca-se a importância do papel estratégico da tecnologia da informação, na melhoria dos processos e atividades de ensino, pesquisa e extensão.Item Serviços On-line para Gestão Acadêmica: Uma experiência no Centro de Computação da UFMG(2018-04-25) Patrícia Nascimento Silva; Rainer CoutoEste artigo apresenta um relato de experiência sobre serviços on-line implementados pelo Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais para seu sistema acadêmico. Utilizando das tecnologias Web e de recursos de segurança, o sistema acadêmico foi evoluído no sentido de trazer uma maior transparência para os processos e solicitações. Como resultado, destaca-se a importância do papel estratégico da tecnologia da informação, na melhoria dos processos e atividades de ensino, pesquisa e extensão.Item Transformação Digital em Consultas Eleitorais: Módulo complementar integrado ao Helios Voting na UFMG(2023-06-20) Alan J. Vilaça; Gessy C. S. Júnior; Patrícia Nascimento SilvaEste artigo apresenta um estudo de caso na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que desenvolveu um módulo complementar para integrar seu ambiente com o sistema de votação eletrônica Helios Voting. O projeto foi desenvolvido em três etapas e após a complementação e validação do desenvolvimento, realizado pela DTI, um teste piloto foi executado em novembro de 2020. A solução adotada mostrou-se adequada às necessidades da Universidade e possibilitou a renovação de vários mandatos, inclusive durante o isolamento social na pandemia de Covid-19. Desde o lançamento do Sistema, em 2021, já foram realizadas 1900 consultas com mais de 169 mil votantes aptos.Item Visualização de Dados na Transformação Digital: Os Dashboards de Matrícula da UFMG(2023-06-20) Lucas Tadeu Pereira Soares Gomes; Patrícia Nascimento Silva; João Pedro de Carvalho CastroEste artigo apresenta a experiência da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o desenvolvimento de painéis interativos para monitoramento e controle do processo de matrícula de alunos de graduação. A construçãao dos painéis contou com ferramentas de coleta, transformação e análise de dados, assim como servidores de banco de dados dedicados, com um data lake populado utilizando o Pentaho e visualizações criadas com o Metabase. Os painéis tem sido amplamente utilizados desde 2021 pelos gestores e apresentam informações, em tempo quase real, durante todo o período de matrícula, evidenciando pontos de atenção e oferecendo uma maior proatividade na tomada de decisão.