Navegando por Autor "Lucia Escalda"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Desafios na Implementação de Indicadores de Serviços de TI na UFRJ(2023-06-20) Rosângela C. S. Costa; Lucia Escalda; Pedro Paulo M. Alves; Bruno Milet GuimarãesEste artigo relata uma experiência na implementação de indicadores de serviços de TI na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi realizado um projeto-piloto com duas diretorias integrantes da TIC, aplicando-se o método SINIS. O método busca selecionar indicadores, metas e estratégias alinhados aos objetivos dos serviços de TI. Para isso, é sugerido o preenchimento gradativo de templates durante a execução das cinco fases em que é organizado. Apesar de um tempo considerável para a equipe compreender o método e aplicá-lo, através da experiência foi possível fixar conceitos de indicadores, adaptar alguns templates e identificar os próximos desafios para a continuidade do projeto.Item Um Guia Prático para Padronização de Modelos de BPM(2023-06-20) Lucia Escalda; Rosângela C. S. Costa; Gilberto RodriguesEste artigo relata uma experiência em projetos de modelagem de BPM, os desafios e as soluções. No início da atuação, a equipe não seguia uma padronização. Cada modelador usava seu estilo, gerando muita diferença visual e informativa entre modelos. Além disso, modelos complexos não eram compreendidos por pessoas não especialistas. Para uma padronização aderente à BPMN, foram buscadas as melhores práticas e os modelos passaram a ter número reduzido de símbolos e uso dos mais intuitivos. Nos elementos textuais, foram aplicadas técnicas de Linguagem Simples e UX Writing. As descobertas da equipe resultaram em um guia para padronizar a criação de modelos de BPM para pessoas não especialistas.