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    Desenvolvimento de um novo Portal de Dados Abertos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    (2024-04-25) Nadjia Jandt Feller; Daniel Del Sent Soares; Valter Roesler
    Este artigo apresenta uma nova abordagem para a publicação de dados públicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta consiste em uma aplicação web, através da qual o usuário pode realizar consultas à base de dados institucional. As requisições de dados são realizadas utilizando a API-UFRGS, evitando assim a necessidade de extração periódica das informações, e permite o acesso aos dados em tempo real. Além da melhoria tecnológica com relação à versão anterior, esta nova versão permite autonomia ao usuário para obtenção dos dados e desonera a equipe responsável pela gerência do banco de dados.
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    Implantação de sistema de Service Desk Unificado. Estudo de caso na UFRGS
    (2024-04-25) Anderson F. Caldieraro; Márcia Carlotto; Daniel Del Sent Soares; Valter Roesler
    Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a implantação de um sistema de Service Desk na UFRGS, buscando unificar um modelo único de front-end e um modelo único de back-end para todos sistemas de atendimento existentes. A estratégia foi no desenvolvimento de um estilo único de “catálogo de serviços” (front-end) que pudesse ser configurado para as diversas áreas que prestam atendimento na Universidade, como, por exemplo, a Central de Serviços em TI (CSTI) e o Tua UFRGS (atendimento a alunos), entre outros. Cada área manteve sua independência e autonomia, com gerência e atendentes próprios, facilitando a sustentação do sistema. O back-end escolhido foi o Znuny (https://www.znuny.org/en) devido à sua flexibilidade, personalização e ser baseado em software livre.
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    INTERAÇÕES ACADÊMICAS: MELHORIA E AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE APROVAÇÃO E ASSINATURA
    (2016-04-25) Claudio Adriano Lassen; Daniel Del Sent Soares; Gabriela Musse Branco; João Francisco da Fontoura Vieira; Raquel Farias Mathias da Rosa
    Interações acadêmicas são ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas entre a universidade e a sociedade. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as interações acadêmicas têm desempenho fundamental para que a UFRGS cumpra seu papel de agente transformador da sociedade. Assim, faz-se necessário que o processo de aprovação das interações seja ágil, transparente e eficaz. Este trabalho apresenta o projeto de melhoria e automação deste processo, bem como os resultados obtidos e os desafios enfrentados. O processo de interações acadêmicas possui características complexas por contemplar aspectos acadêmicos, jurídicos, orçamentários e financeiros. A aprovação de uma interação passa por diversas instâncias da universidade. O projeto teve como foco a facilitação do registro da interação, a agilidade do processo e a transparência das informações. O projeto foi demandado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, que definiu como escopo as interações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento científico. Participaram do projeto o Escritório de Processos e o Centro de Processamento de Dados da universidade
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    O desenvolvimento do módulo de certificação digital no Sistema de Documentos Eletrônicos da UFRGS
    (2018-04-25) Daniel Del Sent Soares; Felipe Ávila dos Santos; Rauf Oliveira da Silva; Rodrigo Meleu das Neves
    Este artigo relata o processo de desenvolvimento do módulo de certificação digital no Sistema de Documentos Digitais na UFRGS, um processo que aconteceu entre novembro de 2016 e abril de 2018. São descritos o processo de adequação dos documentos gerados pelo sistema para a tecnologia PDF/A, o processo de certificação digital, a implantação, bem como a arquitetura do módulo.
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    Sistema de Teletrabalho da UFRGS
    (2024-04-25) Rodrigo Meleu das Neves; Daniel Del Sent Soares; Ricardo Vieira
    Este artigo descreve o sistema de teletrabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como um desdobramento da implantação do Programa de Gestão da Instituição, em maio de 2022 junto à Administração Pública Federal, sua implantação, funcionalidades, e público atendido desde a sua disponibilização à comunidade, em julho de 2022, até a presente data.

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