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    Governança de TIC na UFRN - Ano Um
    (2023-06-20) André Dantas; Erica Miranda
    Este artigo relata a experiência do primeiro ano de implantação do modelo de desenvolvimento de governança e gestão de TIC na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Responsável por essa implantação, a Divisão de Apoio à Governança e Gestão (DAGG) de TIC, estabeleceu o modelo e o plano inspirado nos princípios ágeis e pensamento enxuto. O trabalho apresenta também como o planejamento e execução do plano de desenvolvimento são baseados no alinhamento direto entre as entregas concretas que alcançam resultados específicos para atender a objetivos mais abrangentes. Os resultados obtidos na execução deste plano, ainda na primeira fase, já podem ser considerados impactantes na gestão da unidade, no entanto reconhece-se ainda muito espaço para evolução. Um dos objetivos deste trabalho é evidenciar uma abordagem de como os setores de TIC das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) podem iniciar um processo sustentável para amadurecer as práticas de governança e gestão de TIC, e assim contribuir diretamente para a melhoria da qualidade do serviço de educação das nossas instituições.
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    Implantando Processo de Gestão de Riscos Enxuto na Gestão de TIC da UFRN
    (2023-06-20) André Dantas; Adson Araceli; Erica Miranda
    Este artigo descreve a implantação de um processo de gestão de risco enxuto na gestão da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Grandes benefícios são percebidos a partir deste processo, em especial, torna mais eficiente a gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a partir da mitigação completa ou parcial de ameaças que podem comprometer os objetivos institucionais. A STI, em conjunto com a Secretaria de Gestão de Projetos (SGP) da UFRN, adaptou o, já maduro, Processo de Gestão de Riscos da UFRN (PROGERIS-UFRN) para adequar-se ao contexto da gestão de TIC da Universidade. A etapa de monitoramento teve alguns aspectos adaptados para tornar o gerenciamento mais efetivo diante da organização estrutural da unidade, considerando os mais de 100 eventos de riscos operacionais e 18 estratégicos já mapeados da unidade. O modelo, o processo e os resultados deste trabalho podem servir como base para os gestores de TIC de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que busquem o amadurecimento da sua prática de gestão de riscos.
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    Metodologia de Desenvolvimento Multi-institucional de Plataforma para o Promover-Andifes
    (2022-07-12) Giana Lucca Kroth; André Dantas
    Este artigo descreve a metodologia de desenvolvimento utilizada na implementação de uma plataforma de gestão do programa Promover-Andifes, com equipe interdisciplinar (comunicação, design e TI) e multi-institucional (FURG, UFMA, UFRN e UFSM). A etapa de design utilizou a metodologia Double Diamond e diversas técnicas, tais como: grupos focais; benchmarking; mapeamento da jornada do cliente; e definição de personas. A equipe de desenvolvimento utilizou o framework Scrum, e suas cerimônias, tais como: sprint planning; sprint review; e reuniões diárias. Apesar de todas as diferenças no background dos participantes, o processo ocorreu de forma bastante tranquila e mostra o potencial da colaboração remota entre IFES para criação de soluções que beneficiam a todas.
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    Uma Proposta de Modelo de Desenvolvimento de Governança e Gestão de TIC Baseado em Objetivos
    (2022-07-12) André Dantas; Erica Miranda
    Este artigo apresenta uma proposta de modelo de desenvolvimento de governança e gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) baseado em objetivos, que visa, através de planejamento orientado a objetivos e resultados, maximizar o valor estratégico agregado das TIC aos serviços públicos prestados. O modelo é composto por três eixos, que representam os objetivos relacionados ao alinhamento estratégico, práticas de governança e gestão de TIC e aprendizado, cujos resultados contribuirão com maior relevância aos serviços finalísticos da organização. Com valores e princípios inspirados nos preceitos ágeis e do pensamento Lean, o modelo pode ser aplicado a partir de um plano tático baseado em entregas rápidas e incrementais, visando melhorias contínuas e rápidos aprendizados. Atualmente, o modelo está sendo aplicado na UFRN, que se encontra na execução da primeira fase do seu plano.

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