Gerenciamento e Operação de Infra-Estrutura e Atendimento a Usuários
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Item VIRTUALIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA(2009-04-25) NELSON MELO SICURODescreve o estudo e implantação da tecnologia de virtualização no datacenter da UFPR, relatando como foi testada a tecnologia e que tipo problemas foram enfrentados, como foi progredindo o uso desta tecnologia para uso em ambiende de produção, quais foram os passos executados e que tipo de resultados foi conseguido.Item Central de Atendimento - CPD - UFRGS(2009-04-25) Márcia Carlotto IgnacioAs universidades possuem uma grande quantidade de usuários, bastante diversificados (internos e externos), que utilizam a estrutura de locais, equipamentos, software, sistemas e informações para trabalharem ou estudarem. Isto gera inúmeras dúvidas quanto ao hardware, software e rede. Uma utilização efetiva e adequada desta estrutura depende da existência de um serviço de suporte ágil, de fácil acesso e muito resolutivo. A complexidade da tecnologia da informação frequentemente causa frustração aos usuários, exigindo um atendimento de suporte e treinamento para auxiliá-lo com estas informações. O Projeto de Help Desk, descrito neste trabalho, assegura a melhoria da produtividade e integração dos usuários na plataforma tecnológica da entidade. Com um conjunto de facilidades de suporte ao uso da informática proporciona um melhor atendimento aos usuários internos que se encontram com dificuldades operacionais e limite de tempo para solucionar um problema específico. O ambiente deste projeto é orientado ao diagnóstico e resolução de problemas que são registrados, acompanhados e resolvidos imediatamente ou em curto prazo pré-definido conforme níveis de atendimento. Dados de problemas anteriores servem para orientar os usuários e agilizar o processo de atendimento.Item O processo de tratamento de incidentes de segurança da UFRGS(2009-04-25) João Ceron; Arthur Boos Jr; Caciano Machado; Fernanda Martins; Leandro ReyO processo de resposta a incidentes de segurança tem fundamental importância para diminuir os danos causados por ataques. A implementação de um processo de resposta a incidentes não é uma tarefa simples, sobretudo em instituições de ensino que constituem um ambiente bastante heterogêneo. Este trabalho busca discutir o processo de resposta a incidentes em instituições de ensino, apresentando exemplos práticos de como um processo consistente pode ser implementado.Item Implantação do Sistema de Registro de Estações da UFRGS(2009-04-25) Caciano Machado; Daniel Soares; Leandro Rey; João Ceron; Arthur JúniorO Sistema de Registro de Estações da UFRGS foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a gerência das estações de trabalho na universidade. Problemas como os conflitos de IP, a crescente utilização de redes sem fio e a falta de administradores de rede em algumas unidades da universidade foram os fatores que motivaram o desenvolvimento desse sistema. No presente trabalho apresentaremos as suas novas funcionalidades e a implantação do sistema na UFRGS.Item Piwik – Uma alternativa livre ao Google Analytics(2009-04-25) Éverton Didoné Foscarini; Alexandre Albino MarchEste artigo apresenta o Piwik, um software open source de análise de acessos web. São cobertos aspectos relativos ao seu funcionamento, configurações importantes disponíveis no programa, uma solução para a utilização em sites via HTTPS e um caso de sucesso, referente à contabilização de acessos durante a divulgação do resultado do concurso vestibular da UFRGS.Item Universidade Federal do Paraná Centro de Computação Eletrônica Divisão de Redes Digitais Gerente DHCP – Um Sistema de Registro de Usuários para utilização da Rede Institucional da UFPR(2009-04-25) Cezar Augusto Machado; Édson Flavio de SouzaO Gerente DHCP é um sistema desenvolvido pela Divisão de Redes Digitais do Centro de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Paraná que tem o objetivo de centralizar e gerenciar a distribuição de endereços de internet (IP) para os usuários da rede UFPR gerenciada pelo CCE/DRD. O sistema foi desenvolvido utilizando a linguagem PHP, banco de dados MYSQL e Bash scripts e utiliza um servidor web, um servidor FTP e um servidor de DNS como complemento.Item Implementação de solução de backup com Bacula(2009-04-25) Roncati; LG; Lima; JC; Paiva; PBAtualmente a tecnologia é um componente vital para muitos processos de negócios, a continuidade ou alta disponibilidade de TI são fatores críticos para os negócios sobreviverem, sendo que a continuidade de serviço é obtida introduzindo medidas de redução de risco e opções de restauração, determinando uma política de backup/restore eficaz. [1] Até o momento utilizamos o Amanda para gerenciar o backup/restore dos servidores departamentais e do IDC, um total de 36 máquinas. Durante a implementação desta solução encontramos alguns problemas como: difícil busca de arquivos e diretórios no sistema de backup devido a grande dificuldade de manuseio, dificuldade com o restore, porque depois de encontrados, os arquivos tem que ser descompactados na maquina de backup e depois transferidos para o servidor de destino, grande tempo dispensado para recuperação de pequenas quantidades de arquivos. Sendo assim, de acordo com as necessidades encontradas no Setor de Redes de Computadores da UNIFESP, foi decidido atualizar o sistema de backup substituindo o até então utilizado. A solução escolhida foi o “Bacula [2]” por se tratar de uma ferramenta de código aberto, e por existir uma grande documentação disponível juntamente com diversos casos de sucesso.Item Análise de Desempenho de Soluções para Customização da url de Acesso às Páginas do Sítio do CEFET-MG(2009-04-25) Bruno Gradela Robazza; Marco Túlio Alves Rodrigues; Paulo Eduardo Maciel de AlmeidaUm objetivo importante para as organizações que possuem websites é a disponibilização da informação de modo ágil e dinâmico. Uma opção viável para atingir esse objetivo é utilizar o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo OpenCms. Um problema do OpenCms é que, após sua instalação, a url de um website – que inicialmente é www.site.com – passará a ser www.site.com:8080/opencm/opencms. Este artigo analisa o desempenho de duas formas de se remover o :8080/opencms/opencms da url de um site que utiliza o OpenCms 7.0.5 junto com o Servidor HTTP Apache 2.2 e o Servidor de Aplicações Apache Tomcat 5.5 e as compara com o desempenho da instalação padrão do OpenCms.