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Item PDTI 2011-2012 UFLA: Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação por meio do modelo de referência da SLTI/MPOG(2012-04-25) Cassia Marques Batista Nobre; Erasmo Evangelista de OliveiraO planejamento de Tecnologia da Informação (TI) é de suma importância para o alcance dos objetivos estratégicos de qualquer instituição, seja pública ou privada. O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), comumente utilizado na esfera pública, é um instrumento de planejamento estratégico, que deve ser desenvolvido a fim de viabilizar o alcance de metas estabelecidas e executar de forma mais eficiente as ações de TI dos órgãos. Este trabalho apresenta o processo de elaboração do PDTI da Universidade Federal de Lavras (UFLA), para os anos de 2011 e 2012, utilizando a metodologia proposta pela Secretaria de Logística de Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).Item Relato de uma Experiência de Uso de ITIL no Apoio a Gestão de uma Rede Ótica Compartilhada - ReMeSSA(2012-04-25) Luiz Carlos Barreto da S. Filho; Ítalo Valcy da S. Brito; Thiago Lima Bomfim de JesusEste artigo faz um relato da experiência do uso das práticas da ITIL na gestão da Rede Metropolitana de Salvador - ReMeSSA. Apresenta os benefícios de uma boa gestão fundamentada em documentação e controle, voltados à gestão do ambiente de uma rede multi-institucional distribuida ao longo de uma região metropolitana. Destaca ainda a importância de um ambiente de gestão baseado em processos bem definidos e compreendidos por todas as instituições envolvidas.Item Processo de Diplomação na UFRGS com a entrega do Diploma na Cerimônia de Colação de Grau(2012-04-25) Denise Coutinho; Elianara Corcini LimaA solenidade de formatura assinala, para o aluno, a conclusão do Curso, mas é o recebimento diploma que o habilita efetivamente ao exercício da profissão. Esses dois momentos costumam ser separados devido a questões jurídicas. O objetivo do presente relato é mostrar como a utilização da tecnologia de informação propiciou a otimização dos procedimentos envolvidos no processo de diplomação, culminando com a eliminação do interstício de tempo, fazendo com que a assinatura e a entrega do diploma sejam partes integrantes do ato solene de formatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Item Mapeamento de processos como ferramenta de Transparência e Governança de TI(2012-04-25) Thiago Diogo; Daniel Castellani; Bruno OlímpioA gestão de recursos de Tecnologia da Informação (TI) é uma complexa atividade para as Universidades Federais no Brasil. A gestão apropriada do conhecimento e funcionamento das atividades de TI é fundamental para a garantia da sustentabilidade da organização a longo prazo. Esse é um relato dos resultados alcançados com a aplicação do Mapeamento de Processos na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e na própria Universidade Federal Fluminense.Item Um Conjunto de Práticas para Disseminação de Conhecimento e Integração da Equipe(2012-04-25) Caroline da Cunha Mota; Kássio Borges de MeloEste artigo descreve uma iniciativa de melhoria na forma de trabalho de uma equipe do CERCOMP visando disseminação do conhecimento, integração da equipe e qualidade do produto.Item Aplicação de Boas Práticas de Atendimento a Usuários de Serviços de TI da UFOPA(2012-04-25) Amanda Sizo Lino; Valkir Santos da Silva; Hélio Correa FilhoCom apenas dois anos de existência a UFOPA já possui significativa demanda para serviços de TI e somado a escassez de recursos humanos gera um serviço de atendimento longo ao usuário. Para melhorar esses serviços, adotou-se uma série de medidas para fornecer um atendimento adequado à comunidade acadêmica. Assim, este artigo descreve um conjunto de soluções adotadas pela coordenação de suporte do Centro de Tecnologia e Comunicação da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), a fim de minimizar alguns problemas como a falta de procedimentos e boas práticas na condução de um dos serviços de maior visibilidade para a comunidade acadêmica, o serviço de help-desk.Item A construção do Plano de Desenvolvimento de Tecnologia de Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2012-04-25) Ângela Freitag Brodbeck; Jussara Issa MusseRelato de como foi a construção do PDTI – Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da UFRGS.Item Projeto de Digitalização de Documentos dos Alunos de Graduação e Disponibilização via Portal(2012-04-25) Evandro Gomes FloresEste artigo descreve o sucesso do projeto de digitalização dos documentos dos alunos de graduação da UFRGS e salienta a importância de sua implantação para a administração acadêmica.Item Desenvolvimento de um Conjunto de Processos de Governança de Tecnologia de Informação para uma Instituição de Ensino Superior(2012-04-25) Ângela F. Brodbeck; Jussara I. Musse; Denise G. Ewald; Denise L. Bandeira; Marcelo Pimenta; Evandro G. FloresA área de TI (Tecnologia da Informação) tem um papel fundamental na implementação da estratégia das empresas, pois praticamente todos os seus processos estão informatizados. Aliado a isto há o fato de que a evolução tecnológica está tornando cada vez mais complexo o ambiente de TI a ser gerenciado, fazendo com que aumentem os riscos dos investimentos alocados para a TI, principalmente aqueles de esfera de governos federais. Por isso, neste artigo é apresentado um conjunto de processos de Governança de TI alinhados aos objetivos estratégicos para uma instituição de ensino superior pública de grande porte. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os principais gestores da administração permitindo identificar os objetivos de TI apresentados pelo framework Cobit®, que mais se encontravam alinhados aos objetivos estratégicos do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), classificando-os em ordem de importância. Em paralelo, foram realizadas entrevistas com os gestores da área de TI da instituição permitindo identificar os processos de Governança de TI baseados no framework Cobit® que já vinham ocorrendo empiricamente, classificando-os por nível de maturidade. Estes dois conjuntos de necessidades foram cruzados entre si gerando os principais processos de Governança de TI a serem implementados pela instituição, os quais trarão maior retorno ao investimento e à estratégia estabelecida em um curto prazo (aqueles que afetam na não implementação da estratégia de negócio estabelecida), em médio prazo (afetam de forma implícita) e de longo prazo (tangenciam). As principais contribuições desta pesquisa se encontram nos procedimentos de coleta de dados aplicados para identificação dos processos de governança de TI mais adequados, os quais podem servir de guia para outras aplicações práticas; e, na formalização de um conjunto de processos de Governança de TI adequado à instituição estudada.