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    A IMPORTÂNCIA E O IMPACTO DO MONITORAMENTO DE ATIVOS E SERVIÇOS DE REDE: UM ESTUDO DE CASO
    (2011-04-25) Charles Rodrigues Bastos; Douglas Borges; Luiz Mário Moraes; Yucatan Costa; Diego Kreutz
    Este artigo apresenta aspectos importantes sobre monitoramento de ativos de redes, que devem ser considerados no momento de planejar uma estrutura computacional com previsão de índicos elevados de disponibilidade. Será apresentado um estudo de caso realizado na Universidade Federal do Pampa, mostrando as soluções adotadas e os resultados atingidos. São apresentados os resultados obtidos com a utilização da ferramenta Zabbix e a concepção e implantação de uma solução complementar, baseada em scripts de monitoramento e notificação automática alocados em uma central digital Asterisk. O trabalho apresenta os dados estatísticos das soluções de monitoramento adotadas, apresentando em números os ganhos em qualidade e eficácia na prestação de serviços, levando a instituição a atingir índices de disponibilidade significativamente melhores em comparação ao período da ausência, ou parcial presença, de monitoramento.
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    Implantação e Manutenção de Domínios de Usuários em Ambiente Universitário Multicampi
    (2011-04-25) Fernando Meneghetti; Lorenzo Lemos; Ricardo Lazzari da Rosa; Rogério Cresseri; Tiago Nonoai; Yucatan Costa; Diego Kreutz
    Este trabalho apresenta a solução de gestão domínios de usuários em um ambiente universitário multicampi. Neste ambiente são utilizados o OpenLDAP e o AD para a gestão de identidade dos usuários. O trabalho apresenta, em mais detalhes, o planejamento e a implantação do projeto de domínio Active Directory integrado, sincronizado com o OpenLDAP e o SIE, contemplando a instituição como um todo. A gestão integrada de usuários, incluindo políticas de acesso e segurança de sistemas, permite compatibilidade, uniformidade e confiabilidade entre sistemas e serviços oferecidos em todas as unidades da instituição. O resultado natural desse processo é redução de custos, maior controle gerencial, automação e mobilidade para os usuários da instituição.
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    A Metodologia PETIC como Auxílio nas
    (2011-04-25) Lúcia Maria Barbosa Lira; Nerine Lúcia Alves de Carvalho; Rogério Patrício Chagas do Nascimento
    O Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está buscando melhorias e atualizações frente ao papel que representa na gestão eletrônica das informações da instuição. (o CPD está sendo elaborado um Planejamento Estratégico (PE) que deverá apoiar seus gestores de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas tomadas de decisão, pois há necessidade de um direcionamento que acompanhe as novas concepções tecnológicas e tendências que surgem a cada dia. Para a elaboração do PE investigaram-se modelos e ferramentas existentes no mercado e optou-se pela metodologia chamada PETIC, já utilizada com sucesso em algumas instituições públicas com o mesmo propósito do CPD. (a PETIC, as tomadas de decisão são baseadas na análise da maturidade dos processos de TIC e no gráfico de importância versus custo desses processos. Esse gráfico mostra as ações que necessitam de melhorias, os custos e esforços (pessoa/hora) de cada ação, bem como a importância indicada para cada ação de melhoria do processo de TIC associado. Este artigo evidencia a utilização do gráfico de importãcia versus custo, gerado no artefato PETIC, no auxílo à tomada de decisão dos gestores de TIC do CPD
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    Projeto e Implantação de Soluções VoIP
    (2011-04-25) Fernando Della Flora; Reinaldo Rediess Ribeiro; Carlos André Silva; Diego Luís Kreutz
    Este trabalho traz a análise, planejamento e implantação de uma solução de telefonia IP para atender as demandas de comunicação interna/externa da instituição, objetivando sempre a redução de custos dos serviços de telefonia. O projeto passou por dois períodos distintos, um provisório e experimental e outro definitivo. A implantação definitiva contou com uma solução de servidores PBX IP baseados em Trixbox CE. Os detalhes da arquitetura e solução adotada são apresentadas neste trabalho. A solução atende a todas as 10 unidades acadêmicas e diferentes unidades administrativas da instituição.
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    Gestão Inteligente dos Serviços Integrados de Telefonia na UFF
    (2011-04-25) Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação
    Antes do atual modelo de serviço ser implementado, a UFF enfrentava sérias dificuldades para administrar a oferta de serviço de telefonia nos seus Campi, atendido por uma infraestrutura de telefonia convencional na Reitoria, outra no Hospital Universitário, e em Escolas (Unidades de Ensino) distribuídas por diversos locais da Cidade de Niterói e pelo interior do Estado. O universo de “assinantes” era constituído pela comunidade acadêmica com aproximadamente 5.500 professores e técnicos administrativos e 30 mil alunos.
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    Solução de backup coorporativo de alto desempenho e confiabilidade, baseado em Software Livre
    (2011-04-25) Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação
    A crescente informatização dos processos na universidade e a expansão alcançada ao longo dos anos, resultou em um aumento significativo na quantidade de informações hospedada pelo núcleo.