Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Tudo no WTICIFES
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marcos J. F. Neto"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Catálogo de Serviços: facilitando o acesso aos serviços de TI dentro das Instituições de Ensino
    (2019-06-04) Marcelo A. Santana; Italo C. L. Silva; Rômulo N. de Oliveira; Marcos J. F. Neto; João B. G. Silva
    A Governança de TI surgiu com o propósito de alinhar a TI aos negócios, promovendo assim um maior controle dos ativos de TI e melhorando o gerenciamento de serviços. No caso específico da UFAL campus Arapiraca, foi adotada a biblioteca ITIL, instanciada no GLPI. Apesar dos ganhos percebidos na implantação do sistema de service desk, verificou-se que ainda existe uma dificuldade por parte da comunidade acadêmica em identificar os serviços os quais ela desejava atendimento. Assim, o objetivo do trabalho é desenvolver um catálogo de serviços de TI, integrado ao service desk já existente, garantindo uma maior autonomia aos usuários para registrar suas demandas de forma simples, rápida e prática. Como resultados preliminares, podemos destacar a redução do tempo de espera no atendimento e diminuição do número de ligações referente à solicitação de serviços.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os impactos da adoção da arquitetura limpa e código limpo no desenvolvimento de sistemas: um estudo de caso
    (2023-06-20) Italo Carlo L Silva; Marcelo Almeida; Rômulo Nunes; Marcos J. F. Neto
    Desenvolver software com qualidade é uma tarefa complexa e, muitas vezes, desafiadora. Na UFAL era comum lidar com problemas que impactavam no ciclo de vida do software tais como: alta dependência da tecnologia adotada, equipe reduzida e alto turnorver nas vagas da equipe. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de uma solução utilizando conceitos de Arquitetura Limpa, código limpo e princípios de design SOLID. Para verificar a qualidade da solução aplicou-se uma avaliação estática do código utilizando a ferramenta SonarQube e realizou-se testes unitários e de integração. O resultado final mostrou uma solução testável, com 100% cobertura, e que alcançou o maior nível (A) para as métricas manutenibilidade, confiabilidade, revisão de segurança e segurança.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Universidade Digital: descomplicando o gerenciamento da monitoria e tutoria
    (2018-04-25) Italo C. L. Silva; Cloves O. dos Santos; Marcos J. F. Neto; Rômulo N. de Oliveira
    Dominar e fazer uso da TI pode ser um fator determinante para o sucesso organizacional. Dentro das IFES o cenário não é diferente. A percepção de necessidade do uso da TI em todos os setores é quase unanime. Diante desta demanda e de um cenário de restrição orçamentária, que inviabilizava aquisição de software, surgiu o projeto Universidade Digital (UD), que visava suprir a carência dos setores não contemplados com SI na UFAL Campus Arapiraca. Dentre os setores da universidade, a Coordenação de Monitoria e Tutoria lidava, em todo semestre, com processo seletivo que envolvia cerca de 300 inscrições, gerando uma demanda de quase 4.000 folhas de papel, para gerenciar e armazenar, sem contar com as frequências e os relatórios durante o semestre. Apesar da demanda, o setor ainda lidava com processos manuais ou dados armazenados apenas em planilhas eletrônicas. Assim, o objetivo do trabalho é apresentar um módulo, integrado ao UD, que realizasse o controle desde a abertura do processo seletivo até a geração dos certificados. Um teste funcional foi aplicado a todos requisitos e funcionalidades, por meio de uma simulação do processo durante o semestre 2017-2. Com resultados promissores, pretende-se que o módulo entre em produção já no segundo semestre 2018.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Universidade Digital: Gerenciamento de Ordem de Serviço
    (2019-06-04) Marcos J. F. Neto; Diogo C. Silva; Ítalo C. L. Silva e Rômulo N. Oliveira
    Desde a abertura do Campus Arapiraca da UFAL em 2006, sua infraestrutura está em expansão. Com isso o processo de troca de informações e execução de serviços de infraestrutura têm ficado cada vez mais complexo, dificultando o seu gerenciamento na COINFRA. Tal setor utiliza tecnologias não integradas e não oficialmente adotadas pelo NTI que podem sofrer por falta de segurança e confiabilidade, tornando o trabalho mais redundante. Diante disso, este trabalho apresenta um módulo para o gerenciamento das solicitações de serviço realizadas à COINFRA dentro do Campus Arapiraca, com o objetivo de automatizar o processo de gerenciamento de solicitações e a comunicação entre as partes envolvidas.

WTICIFES software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify