Navegando por Autor "Marcos J. F. Neto"
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Item Catálogo de Serviços: facilitando o acesso aos serviços de TI dentro das Instituições de Ensino(2019-06-04) Marcelo A. Santana; Italo C. L. Silva; Rômulo N. de Oliveira; Marcos J. F. Neto; João B. G. SilvaA Governança de TI surgiu com o propósito de alinhar a TI aos negócios, promovendo assim um maior controle dos ativos de TI e melhorando o gerenciamento de serviços. No caso específico da UFAL campus Arapiraca, foi adotada a biblioteca ITIL, instanciada no GLPI. Apesar dos ganhos percebidos na implantação do sistema de service desk, verificou-se que ainda existe uma dificuldade por parte da comunidade acadêmica em identificar os serviços os quais ela desejava atendimento. Assim, o objetivo do trabalho é desenvolver um catálogo de serviços de TI, integrado ao service desk já existente, garantindo uma maior autonomia aos usuários para registrar suas demandas de forma simples, rápida e prática. Como resultados preliminares, podemos destacar a redução do tempo de espera no atendimento e diminuição do número de ligações referente à solicitação de serviços.Item Os impactos da adoção da arquitetura limpa e código limpo no desenvolvimento de sistemas: um estudo de caso(2023-06-20) Italo Carlo L Silva; Marcelo Almeida; Rômulo Nunes; Marcos J. F. NetoDesenvolver software com qualidade é uma tarefa complexa e, muitas vezes, desafiadora. Na UFAL era comum lidar com problemas que impactavam no ciclo de vida do software tais como: alta dependência da tecnologia adotada, equipe reduzida e alto turnorver nas vagas da equipe. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de uma solução utilizando conceitos de Arquitetura Limpa, código limpo e princípios de design SOLID. Para verificar a qualidade da solução aplicou-se uma avaliação estática do código utilizando a ferramenta SonarQube e realizou-se testes unitários e de integração. O resultado final mostrou uma solução testável, com 100% cobertura, e que alcançou o maior nível (A) para as métricas manutenibilidade, confiabilidade, revisão de segurança e segurança.Item Universidade Digital: descomplicando o gerenciamento da monitoria e tutoria(2018-04-25) Italo C. L. Silva; Cloves O. dos Santos; Marcos J. F. Neto; Rômulo N. de OliveiraDominar e fazer uso da TI pode ser um fator determinante para o sucesso organizacional. Dentro das IFES o cenário não é diferente. A percepção de necessidade do uso da TI em todos os setores é quase unanime. Diante desta demanda e de um cenário de restrição orçamentária, que inviabilizava aquisição de software, surgiu o projeto Universidade Digital (UD), que visava suprir a carência dos setores não contemplados com SI na UFAL Campus Arapiraca. Dentre os setores da universidade, a Coordenação de Monitoria e Tutoria lidava, em todo semestre, com processo seletivo que envolvia cerca de 300 inscrições, gerando uma demanda de quase 4.000 folhas de papel, para gerenciar e armazenar, sem contar com as frequências e os relatórios durante o semestre. Apesar da demanda, o setor ainda lidava com processos manuais ou dados armazenados apenas em planilhas eletrônicas. Assim, o objetivo do trabalho é apresentar um módulo, integrado ao UD, que realizasse o controle desde a abertura do processo seletivo até a geração dos certificados. Um teste funcional foi aplicado a todos requisitos e funcionalidades, por meio de uma simulação do processo durante o semestre 2017-2. Com resultados promissores, pretende-se que o módulo entre em produção já no segundo semestre 2018.Item Universidade Digital: Gerenciamento de Ordem de Serviço(2019-06-04) Marcos J. F. Neto; Diogo C. Silva; Ítalo C. L. Silva e Rômulo N. OliveiraDesde a abertura do Campus Arapiraca da UFAL em 2006, sua infraestrutura está em expansão. Com isso o processo de troca de informações e execução de serviços de infraestrutura têm ficado cada vez mais complexo, dificultando o seu gerenciamento na COINFRA. Tal setor utiliza tecnologias não integradas e não oficialmente adotadas pelo NTI que podem sofrer por falta de segurança e confiabilidade, tornando o trabalho mais redundante. Diante disso, este trabalho apresenta um módulo para o gerenciamento das solicitações de serviço realizadas à COINFRA dentro do Campus Arapiraca, com o objetivo de automatizar o processo de gerenciamento de solicitações e a comunicação entre as partes envolvidas.