Navegando por Autor "João Francisco da Fontoura Vieira"
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Item Atuação do Escritório de Processos como Apoio Técnico na Gestão dos Processos: O caso dos Processos de Gestão de Pessoas da UFRGS(2016-04-25) João Francisco da Fontoura Vieira; Gabriela Musse Branco; Raquel Capiotti da Silva; Cristiane BassoA partir do crescimento e sucesso das ações de BPM na UFRGS, houve um aumento significativo na demanda pelos serviços do Escritório de Processos (EP). Para poder atender a essas demandas, o EP precisou reorganizar sua forma de trabalho, passando a atuar como apoio técnico em alguns projetos, ao invés de ter uma atuação direta. No ano de 2014, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), com o intuito de reestruturar os seus processos, contatou o EP para atingir tal objetivo. Considerando as características do projeto a ser realizado, o EP verificou que essa era uma boa oportunidade para realizar um projeto como apoio técnico. Como esse tipo de projeto possui características específicas, o EP e o NPG (setor de melhorias da PROGESP) desenvolveram um método de atuação para esses casos. Dado isso, o presente trabalho apresenta o método desenvolvido, a aplicação do trabalho e a contribuição desse tipo de projeto para o EP.Item Desenvolvimento de Capacitação EAD em BPM: Benefícios e Lições Aprendidas(2023-06-20) João Francisco da Fontoura Vieira; Vilciane de Oliveira França; Gabriela Musse BrancoAs capacitações em BPM são fundamentais a mudança cultural requerida para a implementação desta filosofia de gestão. No entanto, deslocar a equipe de um Escritório de Processos (EP) para lecionar uma capacitação presencial pode ser muito custoso e inviável em um contexto de escassez de mão de obra e excesso de demanda. Por isso, o Ensino à Distância (EAD) torna-se essencial para o mantenimento da oferta de tais capacitações. Este artigo apresenta o caso da transformação da capacitação em modelagem de processos da UFRGS da modalidade presencial para EAD, destacando os benefícios da adoção do EAD e as lições aprendidas com o caso.Item Fatores Críticos de Sucesso em Projetos de Modelagem de Processos: Lições Extraídas de Experiências da UFRGS(2024-04-25) João Francisco da Fontoura Vieira; Vilciane de Oliveira França; Gabriela Musse Branco; Evandro Luis Bobsin; Thais Piccoli Facco; Gilberto Müller Beuren; Pedro Rafael Borba Leal; William Nathan Rosa Dos SantosO presente artigo tem como objetivo propor fatores críticos de sucesso para projetos de modelagem de processos. Esses fatores foram identificados a partir de três estudos de caso realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cujos dados foram coletados por meio de observações de campo e entrevistas com os envolvidos. Com base nas ações que tiveram impactos positivos e negativos nos projetos, bem como aquelas não realizadas que potencialmente teriam um impacto positivo, foram propostos nove fatores críticos de sucesso para projetos dessa natureza.Item INTERAÇÕES ACADÊMICAS: MELHORIA E AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE APROVAÇÃO E ASSINATURA(2016-04-25) Claudio Adriano Lassen; Daniel Del Sent Soares; Gabriela Musse Branco; João Francisco da Fontoura Vieira; Raquel Farias Mathias da RosaInterações acadêmicas são ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas entre a universidade e a sociedade. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as interações acadêmicas têm desempenho fundamental para que a UFRGS cumpra seu papel de agente transformador da sociedade. Assim, faz-se necessário que o processo de aprovação das interações seja ágil, transparente e eficaz. Este trabalho apresenta o projeto de melhoria e automação deste processo, bem como os resultados obtidos e os desafios enfrentados. O processo de interações acadêmicas possui características complexas por contemplar aspectos acadêmicos, jurídicos, orçamentários e financeiros. A aprovação de uma interação passa por diversas instâncias da universidade. O projeto teve como foco a facilitação do registro da interação, a agilidade do processo e a transparência das informações. O projeto foi demandado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, que definiu como escopo as interações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento científico. Participaram do projeto o Escritório de Processos e o Centro de Processamento de Dados da universidadeItem Roteiro para Implantação do BPM em uma IFES: lições aprendidas em cinco anos de Escritório de Processos(2017-04-25) Gabriela Musse Branco; Isaac da Silva Torres; João Francisco da Fontoura VieiraA implantação do BPM ocorre de forma gradual, pois exige uma mudança no modelo de gestão e na cultura da organização. Este artigo tem por objetivo apresentar um possível roteiro para implantação do BPM em uma IFES. A construção do roteiro é baseada na experiência e lições aprendidas pelo Escritório de Processos da UFRGS.