Navegando por Autor "Isaac da Silva Torres"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Disseminação do BPM na Cultura Organizacional de uma IFES através das Capacitações(2017-04-25) Isaac da Silva Torres; Gabriela Musse Branco; João F. da Fountoura VieiraO presente trabalho apresenta um modelo para difusão do BPM (Business Process Management) em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). A partir do crescimento da prática da filosofia BPM e da crescente demanda por projetos de processos dentro da UFRGS fez-se necessário a adoção de estratégias para permear a mesma igualmente por toda a instituição. Neste âmbito o Escritório de Processos estudou e institucionalizou um método que alia a capacitação dos servidores e modelo de atuação para sanar a problemática. O trabalho foi realizado pelos analistas de processos do EP e dividido nas etapas de: (i) entendimento do contexto; (ii) definição da estratégia; (iii) implantação. Como resultado, são apresentados os percalços e estratégia adotada na criação do modelo de trabalho, que poderá vir a ser adotado para as demais IFESItem Estruturação do Processo de Compras em Organizações Governamentais: o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior(2013-04-25) Gabriela Musse Branco; Angela Brodbeck; Isaac da Silva TorresA crescente necessidade de o setor público alcançar melhores níveis de eficiência e eficácia contribuiu para que as organizações governamentais implementassem a Gestão por Processos. Esta visão tem muito a contribuir com as atividades de compras, pois, tradicionalmente, as compras do setor público são burocráticas, demoradas e ineficientes. Assim, este artigo apresenta a estruturação do processo de compras em uma instituição federal de ensino superior. O trabalho foi realizado com os setores chave envolvidos na execução do processo através das etapas de mapeamento do macroprocesso, de modelagem dos processos, de validação e análise dos processos e de definição das ações de melhoria. A principal contribuição do trabalho foi a definição do padrão do processo de compras, permitindo o seu gerenciamento e a melhoria contínua dos resultados. Além disso, o artigo contribui com um modelo estruturado do processo de compras que pode ser estudado e replicado em outras organizações.Item Roteiro para Implantação do BPM em uma IFES: lições aprendidas em cinco anos de Escritório de Processos(2017-04-25) Gabriela Musse Branco; Isaac da Silva Torres; João Francisco da Fontoura VieiraA implantação do BPM ocorre de forma gradual, pois exige uma mudança no modelo de gestão e na cultura da organização. Este artigo tem por objetivo apresentar um possível roteiro para implantação do BPM em uma IFES. A construção do roteiro é baseada na experiência e lições aprendidas pelo Escritório de Processos da UFRGS.Item Transformação do processo de ingresso de calouros: o caso UFRGS(2016-04-25) Isaac da Silva Torres; Gabriela Musse Branco; André Fernando SchlittlerO presente trabalho apresenta a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em sua tentativa de aprimorar um dos processos primordiais para o funcionamento de um Instituição de Ensino Superior – Ingresso de Calouros. O projeto contou com a interação entre o Centro de Processamento de Dados (CPD) e a equipe do Escritório de processos (EP) desde sua concepção, o que ajudou na celeridade no processo de transformação deste processo. Um dos produtos foi a criação de um sistema que tangia desde a inserção dos documentos digitais por parte dos candidatos até as etapas de análise documental Acadêmica e de Renda anteriormente realizadas manual e presencialmente. Os principais objetivos do projeto foram facilitar a entrega da documentação pelos candidatos, reduzir o deslocamento de candidatos para entrega da documentação, reduzir os casos pendentes de análise/vínculo pós-início das aulas e agilizar e reduzir o número de erros no processo de análise acadêmica e de renda;