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Navegando por Autor "Giuliano Geraldo Lopes Ferreira"

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    Chamada Presencial no Sisu: estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria
    (2016-04-25) Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Adriano Pereira; Giana Lucca Kroth
    A expansão da oferta de vagas e cursos da UFSM, somada à adesão ao processo seletivo unificado SISU, aumentaram significativamente a concorrência de candidatos do Brasil inteiro às vagas ofertadas pelos cursos de graduação desta universidade. Esse crescente aumento de procura de vagas, e consequente crescimento das listas de suplência, tornou obsoleta a forma utilizada até o momento para convocação dos candidatos e confirmação das matrículas. Assim, foi necessário desenvolver uma nova metodologia de chamada dos candidatos que fosse adequada a nova realidade do processo seletivo na UFSM. A metodologia proposta, aplicada em duas etapas, foi implantada com sucesso, reduzindo tanto o número de editais de convocação, como o tempo necessário para cada chamada ser realizada. Como consequência, tivemos um maior preenchimento das vagas ofertadas, quando comparado a anos anteriores, dentro do período que precede o início das aulas
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    Impactos do Registro Eletrônico da Jornada de Trabalho na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    (2013-04-25) Cleandro Flores De Gasperi; Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Marcelo Lopes Kroth
    Após denúncias feitas pela população ao Ministério Público Federal (MPF) sobre a falta de assiduidade dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE), esse instaurou procedimento investigatório que se transformou em processo junto a Justiça Federal. A sentença 5003946-91.2011.404.7102/RS condenou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a implantar um sistema eletrônico para controle da jornada de trabalho dos TAE e que o registro dos TAE lotados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) deveria ser feito com identificação biométrica. Desta forma a UFSM e o MPF celebraram um acordo judicial que definiu alguns parâmetros para a construção deste sistema, bem como os prazos para a implantação. Neste trabalho serão demonstrados resultados obtidos com a implantação do sistema, como a abrangência e o nível de cumprimento da carga horária pelos TAE. Também serão abordados alguns desafios surgidos durante o processo de desenvolvimento e implantação, as soluções adotadas e os resultados obtidos.
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    Informatização da produção de portarias na Universidade Federal de Santa Maria
    (2013-04-25) Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Marcius da Silva da Fonseca; Marisa Munaretto Amaral; Macelo Lopes Kroth
    Este artigo descreve a informatização da produção de portarias na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo da informatização desse processo é agilizar a criação/redação das portarias produzidas na instituição, bem como, padronizar os documentos, respeitando a identidade visual da UFSM. O sistema está em fase de avaliação/validação, sendo usado atualmente para emitir portarias produzidas por dois processos recentemente informatizados na UFSM: solicitação/autorização de afastamento do servidor; e processo de defesa de MDT (Monografia, Dissertação e Tese).
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    Informatização do processo de cálculo e lançamento de adicionais noturnos e adicionais de plantão hospitalar na Universidade Federal de Santa Maria
    (2013-04-25) Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Cleandro Flores De Gasperi
    Este artigo descreve a informatização de 2 processos que eram bastante onerosos para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): o processamento e cálculo de adicionais de plantão hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e o cálculo de adicional noturno. O objetivo da informatização destes processos é melhorar a confiabilidade do processo, assim como reduzir a carga de trabalho manual. O sistema teve aceitação tanto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSM, quanto da Coordenação de Recursos Humanos do HUSM, atingindo com sucesso o objetivo proposto.
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    Inventário UFSM - Aplicativo Android para Conferência Patrimonial da UFSM
    (2017-04-25) Emilio Hoffmann de Oliveira; Rafael Raffaelli; Marcius da Silva da Fonseca; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira
    Com a necessidade de informatizar a conferência patrimonial institucional foi criado o Portal de Patrimônio UFSM, para auxiliar ainda mais esta conferência foi criado o Inventário UFSM, aplicativo móvel para o sistema android. O presente artigo apresenta um breve relato referente ao desenvolvimento do aplicativo móvel que vem sendo utilizado e bem aceito
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    Sistema de Gerenciamento de Bolsas para Projetos
    (2011-04-25) Giuliano Geraldo Lopes Ferreira
    Este artigo descreve um sistema desenvolvido para gerenciar a distribuição de bolsas para projetos, que abrange desde a solicitação de bolsa feita pelo coordenador do projeto, até a emissão de certificados dos bolsistas. Os objetivos desse sistema são reduzir a tramitação de documentos, aperfeiçoar o processo de avaliação e seleção dos projetos, e controlar o pagamento e a certificação dos bolsistas, reduzindo a carga de trabalho dos comitês de pesquisa e dos gabinetes de apoio a projetos. O sistema obteve grande aceitação por parte dos usuários, tanto dos solicitantes, como dos comitês e gerentes dos editais, atingindo integralmente seus objetivos.
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    Sistema de Plano de Estudos e Defesa de MDT
    (2013-04-25) Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Giana Lucca Kroth; Andreia Farencena Viero; Marcelo Lopes Kroth
    Este artigo descreve a informatização do registro acadêmico do plano de estudos de alunos da pós-graduação e da posterior abertura de processo para composição de banca examinadora para defesa de MDT (Monografia, Dissertação e Tese) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo principal da informatização desses processos foi evitar a impressão e o trâmite de pastas cheias de documentos, além de agilizar a composição de banca examinadora para defesa dos trabalhos de pós-graduação na UFSM. O sistema está totalmente implantado quanto à abertura de processos de defesa, e em fase de implantação na parte de registro do plano de estudos. Segundo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), o sistema, além de eliminar completamente o trabalho de controle manual de processos e produção de portarias de defesa, desburocratizou o processo como um todo, sendo eliminados trâmites nos quais o sistema pode fazer as consistências exigidas sem a necessidade de intervenção do usuário. Já para o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), o principal ganho foi o registro eletrônico do plano de estudos, o que permite que o sistema faça a verificação da integralização curricular do aluno de forma automatizada, evitando a conferência manual do plano de estudos do aluno com as disciplinas cursadas.
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    Sistema Eletrônico de Controle da Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Santa Maria
    (2012-04-25) Cleandro Flores De Gasperi; Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Marcelo Lopes Kroth
    Controlar a assiduidade e o cumprimento da carga horária de trabalho prevista inicialmente é uma atividade deficiente em muitas instituições públicas. Era o caso da Universidade Federal de Santa Maria, cuja ineficiência dos seus controles acabou por gerar uma decisão judicial que obrigou a implantação de um sistema eletrônico para controle da jornada de trabalho e em alguns casos com identificação biométrica. Este trabalho faz um relato de como o sistema foi concebido e construído, da sua implantação e o sucesso alcançado até o presente momento.

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