Navegando por Autor "Giuliano Ferreira"
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Item Gestão, preservação e acesso a documentos arquivísticos digitais na UFSM(2016-04-25) Marcelo Lopes Kroth; Gustavo Zanini Kantorski; Giuliano Ferreira; Jáder Adiél Schmitt; Daiane Regina Segabinazzi Pradebon; Neiva Pavezi; Débora Floriano DimussioEste artigo apresenta o projeto elaborado para a gestão, a preservação e o acesso em longo prazo aos documentos arquivísticos digitais da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho justifica-se pela necessidade que as instituições têm de contemplar a evolução tecnológica na produção e acumulação documental resultante do registro da execução de suas funções e atividades. Constantemente surgem novos suportes, equipamentos e soluções tecnológicas que devem ser absorvidos pelas instituições para assegurar a produção, a preservação em longo prazo e o acesso aos seus documentos. Além disso, segundo a Lei de Acesso à Informação, as instituições públicas devem publicar seus documentos na internet, mas também não podem ser negligentes com relação à segurança e autenticidade dos documentos digitais. Como resultado esperado pretende-se ampliar o programa institucional de gestão de documentos arquivísticos de forma contínua e, que garanta a confiabilidade, integridade e autenticidade em longo prazo dos documentos arquivísticos digitais da universidade, contribuindo com a transparência e modernização dos atos administrativos com sustentabilidade e inovaçãoItem Número Único de Protocolo e Protocolo Integrado: metodologia de implantação baseada na experiência da Universidade Federal de Santa Maria(2015-04-25) Marcelo Lopes Kroth; Gustavo Zanini Kantorski; Giuliano Ferreira; Daiane Regina Segabinazzi Pradebon; Neiva PaveziNo contexto do sistema de arquivos de uma organização, o protocolo é um serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. Essas atividades visam aumentar a eficácia administrativa, facilitar a recuperação de documentos e o acesso às informações neles contidas, além de racionalizar sua guarda e conservação. No dia 31 de dezembro de 2014 foram publicadas no DOU a Portaria Interministerial MJ/MP nº 2.321, que define os procedimentos relativos à utilização do NUP para os órgãos da APF e a Portaria Interministerial MJ/MP nº 2.320, que institui o Sistema de Protocolo Integrado, com o intuito de integrar em uma única base de dados, consultas sobre documentos avulsos e processos em tramitação oriundos dos órgãos da APF. Nesse sentido os órgãos terão de se adaptar a essa nova realidade, em especial as IFES, uma vez que as informações que antes eram fornecidas apenas no âmbito da instituição serão disponibilizadas na Internet para o acesso de todos os cidadãos. O artigo apresenta uma metodologia para atender às portarias com base na experiência da UFSM, que integrou os esforços da equipe de TI com a equipe de arquivistasItem O PDTI como ferramenta de Gestão da TI(2013-04-25) Fernando Pires Barbosa; Gustavo Chiapinotto; Sérgio João Limberger; Marcelo Lopes Kroth; Fernando Bordin da Rocha; Giana Lucca Kroth; Lucia Madruga; Henrique Pereira; Adriano Pereira; Geferson Dallanora; Giuliano Ferreira; Luciano Azevedo CassolA governança e a gestão de TI são assuntos em pauta em instituições de grande porte, e a situação não é diferente nas instituições federais de ensino superior (IFES). Por outro lado, a exigência dos órgãos de controle referente à elaboração e publicação, por parte de órgãos da administração pública federal, de um plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) contribuiu para que o PDTI entrasse na agenda de discussão das IFES. Este artigo apresenta a metodologia e os resultados da experiência da UFSM na elaboração e execução do seu PDTI, discutindo os impactos causados na gestão de TI da universidade a partir da implementação da estratégia de execução do PDTI. A metodologia inclui a elaboração de um plano de metas e o acompanhamento da execução destas metas por meio de uma página web e de um sistema de planejamento, com destaque especial para a integração da área de TI com a alta administração por meio do relacionamento com o Comitê Gestor de TI. Esta integração foi um dos pontos fortes da execução da metodologia, que deve ter continuidade nos próximos anos.