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Navegando por Autor "Giana Lucca Kroth"

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    Chamada Presencial no Sisu: estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria
    (2016-04-25) Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Adriano Pereira; Giana Lucca Kroth
    A expansão da oferta de vagas e cursos da UFSM, somada à adesão ao processo seletivo unificado SISU, aumentaram significativamente a concorrência de candidatos do Brasil inteiro às vagas ofertadas pelos cursos de graduação desta universidade. Esse crescente aumento de procura de vagas, e consequente crescimento das listas de suplência, tornou obsoleta a forma utilizada até o momento para convocação dos candidatos e confirmação das matrículas. Assim, foi necessário desenvolver uma nova metodologia de chamada dos candidatos que fosse adequada a nova realidade do processo seletivo na UFSM. A metodologia proposta, aplicada em duas etapas, foi implantada com sucesso, reduzindo tanto o número de editais de convocação, como o tempo necessário para cada chamada ser realizada. Como consequência, tivemos um maior preenchimento das vagas ofertadas, quando comparado a anos anteriores, dentro do período que precede o início das aulas
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    Metodologia de Desenvolvimento Multi-institucional de Plataforma para o Promover-Andifes
    (2022-07-12) Giana Lucca Kroth; André Dantas
    Este artigo descreve a metodologia de desenvolvimento utilizada na implementação de uma plataforma de gestão do programa Promover-Andifes, com equipe interdisciplinar (comunicação, design e TI) e multi-institucional (FURG, UFMA, UFRN e UFSM). A etapa de design utilizou a metodologia Double Diamond e diversas técnicas, tais como: grupos focais; benchmarking; mapeamento da jornada do cliente; e definição de personas. A equipe de desenvolvimento utilizou o framework Scrum, e suas cerimônias, tais como: sprint planning; sprint review; e reuniões diárias. Apesar de todas as diferenças no background dos participantes, o processo ocorreu de forma bastante tranquila e mostra o potencial da colaboração remota entre IFES para criação de soluções que beneficiam a todas.
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    O Acervo Acadêmico Digital na UFSM
    (2023-06-20) Débora Flores; Marcos Vinícius B. Souza; Giana Lucca Kroth; Daiane Regina Segabinazzi Pradebon
    Este artigo apresenta o cenário da gestão do acervo acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria em cumprimento às normativas do Ministério da Educação, mais especificamente a Portaria n. 360/2022 e a Portaria n. 315/2018. Seguindo os critérios dessas legislações, neste artigo são demonstrados também os métodos e as ferramentas utilizados pela instituição para a produção de documentos da vida acadêmica dos estudantes unicamente no formato digital.
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    O PDTI como ferramenta de Gestão da TI
    (2013-04-25) Fernando Pires Barbosa; Gustavo Chiapinotto; Sérgio João Limberger; Marcelo Lopes Kroth; Fernando Bordin da Rocha; Giana Lucca Kroth; Lucia Madruga; Henrique Pereira; Adriano Pereira; Geferson Dallanora; Giuliano Ferreira; Luciano Azevedo Cassol
    A governança e a gestão de TI são assuntos em pauta em instituições de grande porte, e a situação não é diferente nas instituições federais de ensino superior (IFES). Por outro lado, a exigência dos órgãos de controle referente à elaboração e publicação, por parte de órgãos da administração pública federal, de um plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) contribuiu para que o PDTI entrasse na agenda de discussão das IFES. Este artigo apresenta a metodologia e os resultados da experiência da UFSM na elaboração e execução do seu PDTI, discutindo os impactos causados na gestão de TI da universidade a partir da implementação da estratégia de execução do PDTI. A metodologia inclui a elaboração de um plano de metas e o acompanhamento da execução destas metas por meio de uma página web e de um sistema de planejamento, com destaque especial para a integração da área de TI com a alta administração por meio do relacionamento com o Comitê Gestor de TI. Esta integração foi um dos pontos fortes da execução da metodologia, que deve ter continuidade nos próximos anos.
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    Sistema de Plano de Estudos e Defesa de MDT
    (2013-04-25) Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Giana Lucca Kroth; Andreia Farencena Viero; Marcelo Lopes Kroth
    Este artigo descreve a informatização do registro acadêmico do plano de estudos de alunos da pós-graduação e da posterior abertura de processo para composição de banca examinadora para defesa de MDT (Monografia, Dissertação e Tese) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo principal da informatização desses processos foi evitar a impressão e o trâmite de pastas cheias de documentos, além de agilizar a composição de banca examinadora para defesa dos trabalhos de pós-graduação na UFSM. O sistema está totalmente implantado quanto à abertura de processos de defesa, e em fase de implantação na parte de registro do plano de estudos. Segundo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), o sistema, além de eliminar completamente o trabalho de controle manual de processos e produção de portarias de defesa, desburocratizou o processo como um todo, sendo eliminados trâmites nos quais o sistema pode fazer as consistências exigidas sem a necessidade de intervenção do usuário. Já para o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), o principal ganho foi o registro eletrônico do plano de estudos, o que permite que o sistema faça a verificação da integralização curricular do aluno de forma automatizada, evitando a conferência manual do plano de estudos do aluno com as disciplinas cursadas.

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