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Navegando por Autor "Gabriela Musse Branco"

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    Atuação do Escritório de Processos como Apoio Técnico na Gestão dos Processos: O caso dos Processos de Gestão de Pessoas da UFRGS
    (2016-04-25) João Francisco da Fontoura Vieira; Gabriela Musse Branco; Raquel Capiotti da Silva; Cristiane Basso
    A partir do crescimento e sucesso das ações de BPM na UFRGS, houve um aumento significativo na demanda pelos serviços do Escritório de Processos (EP). Para poder atender a essas demandas, o EP precisou reorganizar sua forma de trabalho, passando a atuar como apoio técnico em alguns projetos, ao invés de ter uma atuação direta. No ano de 2014, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), com o intuito de reestruturar os seus processos, contatou o EP para atingir tal objetivo. Considerando as características do projeto a ser realizado, o EP verificou que essa era uma boa oportunidade para realizar um projeto como apoio técnico. Como esse tipo de projeto possui características específicas, o EP e o NPG (setor de melhorias da PROGESP) desenvolveram um método de atuação para esses casos. Dado isso, o presente trabalho apresenta o método desenvolvido, a aplicação do trabalho e a contribuição desse tipo de projeto para o EP.
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    Desenvolvimento de Capacitação EAD em BPM: Benefícios e Lições Aprendidas
    (2023-06-20) João Francisco da Fontoura Vieira; Vilciane de Oliveira França; Gabriela Musse Branco
    As capacitações em BPM são fundamentais a mudança cultural requerida para a implementação desta filosofia de gestão. No entanto, deslocar a equipe de um Escritório de Processos (EP) para lecionar uma capacitação presencial pode ser muito custoso e inviável em um contexto de escassez de mão de obra e excesso de demanda. Por isso, o Ensino à Distância (EAD) torna-se essencial para o mantenimento da oferta de tais capacitações. Este artigo apresenta o caso da transformação da capacitação em modelagem de processos da UFRGS da modalidade presencial para EAD, destacando os benefícios da adoção do EAD e as lições aprendidas com o caso.
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    Disseminação do BPM na Cultura Organizacional de uma IFES através das Capacitações
    (2017-04-25) Isaac da Silva Torres; Gabriela Musse Branco; João F. da Fountoura Vieira
    O presente trabalho apresenta um modelo para difusão do BPM (Business Process Management) em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). A partir do crescimento da prática da filosofia BPM e da crescente demanda por projetos de processos dentro da UFRGS fez-se necessário a adoção de estratégias para permear a mesma igualmente por toda a instituição. Neste âmbito o Escritório de Processos estudou e institucionalizou um método que alia a capacitação dos servidores e modelo de atuação para sanar a problemática. O trabalho foi realizado pelos analistas de processos do EP e dividido nas etapas de: (i) entendimento do contexto; (ii) definição da estratégia; (iii) implantação. Como resultado, são apresentados os percalços e estratégia adotada na criação do modelo de trabalho, que poderá vir a ser adotado para as demais IFES
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    Estruturação do Processo de Compras em Organizações Governamentais: o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior
    (2013-04-25) Gabriela Musse Branco; Angela Brodbeck; Isaac da Silva Torres
    A crescente necessidade de o setor público alcançar melhores níveis de eficiência e eficácia contribuiu para que as organizações governamentais implementassem a Gestão por Processos. Esta visão tem muito a contribuir com as atividades de compras, pois, tradicionalmente, as compras do setor público são burocráticas, demoradas e ineficientes. Assim, este artigo apresenta a estruturação do processo de compras em uma instituição federal de ensino superior. O trabalho foi realizado com os setores chave envolvidos na execução do processo através das etapas de mapeamento do macroprocesso, de modelagem dos processos, de validação e análise dos processos e de definição das ações de melhoria. A principal contribuição do trabalho foi a definição do padrão do processo de compras, permitindo o seu gerenciamento e a melhoria contínua dos resultados. Além disso, o artigo contribui com um modelo estruturado do processo de compras que pode ser estudado e replicado em outras organizações.
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    Fatores Críticos de Sucesso em Projetos de Modelagem de Processos: Lições Extraídas de Experiências da UFRGS
    (2024-04-25) João Francisco da Fontoura Vieira; Vilciane de Oliveira França; Gabriela Musse Branco; Evandro Luis Bobsin; Thais Piccoli Facco; Gilberto Müller Beuren; Pedro Rafael Borba Leal; William Nathan Rosa Dos Santos
    O presente artigo tem como objetivo propor fatores críticos de sucesso para projetos de modelagem de processos. Esses fatores foram identificados a partir de três estudos de caso realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cujos dados foram coletados por meio de observações de campo e entrevistas com os envolvidos. Com base nas ações que tiveram impactos positivos e negativos nos projetos, bem como aquelas não realizadas que potencialmente teriam um impacto positivo, foram propostos nove fatores críticos de sucesso para projetos dessa natureza.
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    INTERAÇÕES ACADÊMICAS: MELHORIA E AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE APROVAÇÃO E ASSINATURA
    (2016-04-25) Claudio Adriano Lassen; Daniel Del Sent Soares; Gabriela Musse Branco; João Francisco da Fontoura Vieira; Raquel Farias Mathias da Rosa
    Interações acadêmicas são ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas entre a universidade e a sociedade. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as interações acadêmicas têm desempenho fundamental para que a UFRGS cumpra seu papel de agente transformador da sociedade. Assim, faz-se necessário que o processo de aprovação das interações seja ágil, transparente e eficaz. Este trabalho apresenta o projeto de melhoria e automação deste processo, bem como os resultados obtidos e os desafios enfrentados. O processo de interações acadêmicas possui características complexas por contemplar aspectos acadêmicos, jurídicos, orçamentários e financeiros. A aprovação de uma interação passa por diversas instâncias da universidade. O projeto teve como foco a facilitação do registro da interação, a agilidade do processo e a transparência das informações. O projeto foi demandado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, que definiu como escopo as interações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento científico. Participaram do projeto o Escritório de Processos e o Centro de Processamento de Dados da universidade
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    Roteiro para Implantação do BPM em uma IFES: lições aprendidas em cinco anos de Escritório de Processos
    (2017-04-25) Gabriela Musse Branco; Isaac da Silva Torres; João Francisco da Fontoura Vieira
    A implantação do BPM ocorre de forma gradual, pois exige uma mudança no modelo de gestão e na cultura da organização. Este artigo tem por objetivo apresentar um possível roteiro para implantação do BPM em uma IFES. A construção do roteiro é baseada na experiência e lições aprendidas pelo Escritório de Processos da UFRGS.
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    SISTEMÁTICA PARA INTEGRAÇÃO ENTRE PROCESSOS E TI
    (2015-04-25) Gabriela Musse Branco; Hubert Ahlert; Thiago Stein Motta
    A adoção de uma filosofia de gestão centrada em processos, como o Business Process Management (BPM), passa por uma mudança cultural em diversas estruturas de uma organização. Uma delas, de fundamental importância para o sucesso do BPM, é o alinhamento da Tecnologia da Informação (TI) aos processos de negócio. Neste contexto, este trabalho apresenta um relato da sistemática adotada pela UFRGS para integrar as áreas de TI e Processos.
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    Transformação do processo de ingresso de calouros: o caso UFRGS
    (2016-04-25) Isaac da Silva Torres; Gabriela Musse Branco; André Fernando Schlittler
    O presente trabalho apresenta a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em sua tentativa de aprimorar um dos processos primordiais para o funcionamento de um Instituição de Ensino Superior – Ingresso de Calouros. O projeto contou com a interação entre o Centro de Processamento de Dados (CPD) e a equipe do Escritório de processos (EP) desde sua concepção, o que ajudou na celeridade no processo de transformação deste processo. Um dos produtos foi a criação de um sistema que tangia desde a inserção dos documentos digitais por parte dos candidatos até as etapas de análise documental Acadêmica e de Renda anteriormente realizadas manual e presencialmente. Os principais objetivos do projeto foram facilitar a entrega da documentação pelos candidatos, reduzir o deslocamento de candidatos para entrega da documentação, reduzir os casos pendentes de análise/vínculo pós-início das aulas e agilizar e reduzir o número de erros no processo de análise acadêmica e de renda;

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