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Navegando por Autor "Fernando Pires Barbosa"

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    Desenvolvimento e implantação de um sistema de chamadas com foco no ITIL, utilizando-se Python, Django, Highcharts e Twitter Bootstrap
    (2013-04-25) Daniel Michelon De Carli; Fernando Pires Barbosa; Carlos Carlos Roberto Gressler
    Este artigo apresenta a experiência de desenvolvimento e utilização de um sistema de chamadas, com objetivo de atender aspectos do ITIL, definidos como meta no PDTI institucional. Além disso, será apresentada a ferramenta, bem como, serão apresentados os requisitos desejados ao nível do ITIL, em relação ao PDTI. Soma-se a isso o relato da experiência técnica da criação da ferramenta com o uso da linguagem python, do framework Django, do frontend com bootstrap, bem como o uso da biblioteca Hightchart.
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    Gestão de Serviços de TI com ITIL: resultados da implantação no CPD da UFSM
    (2013-04-25) Fernando Pires Barbosa; Carlos Roberto Gressler; Marcio Andre Dell’Aglio Frick; Daniel Michelon de Carli; Giséli Bastos; Henrique Pereira; Jorge Luiz Alves
    A gestão de serviços de TI é um desafio cada vez maior para as instituições. O ITIL é uma ferramenta que pode ser utilizada como apoio para implementar processos de gestão que resultem na melhoria da qualidade dos serviços de TI. Este artigo apresenta o resultado da aplicação de uma metodologia para implantação de práticas do ITIL no CPD da UFSM. Dentre os resultados alcançados destacam-se: i) a elaboração do Catálogo de Serviços de TI do CPD e ii) a implantação de metas para um dos serviços do Catálogo, aliada ao monitoramento de indicadores de desempenho deste serviço. O Catálogo do CPD possui 29 serviços e a metodologia foi aplicada para apenas um deles. Há, portanto, mais 28 serviços para os quais ainda serão desenvolvidas estratégias de melhoria, o que pode gerar mudanças na metodologia que foi utilizada até aqui. O trabalho de implantação das melhorias continuará a ser desenvolvido durante os próximos anos.
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    O PDTI como ferramenta de Gestão da TI
    (2013-04-25) Fernando Pires Barbosa; Gustavo Chiapinotto; Sérgio João Limberger; Marcelo Lopes Kroth; Fernando Bordin da Rocha; Giana Lucca Kroth; Lucia Madruga; Henrique Pereira; Adriano Pereira; Geferson Dallanora; Giuliano Ferreira; Luciano Azevedo Cassol
    A governança e a gestão de TI são assuntos em pauta em instituições de grande porte, e a situação não é diferente nas instituições federais de ensino superior (IFES). Por outro lado, a exigência dos órgãos de controle referente à elaboração e publicação, por parte de órgãos da administração pública federal, de um plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) contribuiu para que o PDTI entrasse na agenda de discussão das IFES. Este artigo apresenta a metodologia e os resultados da experiência da UFSM na elaboração e execução do seu PDTI, discutindo os impactos causados na gestão de TI da universidade a partir da implementação da estratégia de execução do PDTI. A metodologia inclui a elaboração de um plano de metas e o acompanhamento da execução destas metas por meio de uma página web e de um sistema de planejamento, com destaque especial para a integração da área de TI com a alta administração por meio do relacionamento com o Comitê Gestor de TI. Esta integração foi um dos pontos fortes da execução da metodologia, que deve ter continuidade nos próximos anos.
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    Planejamento de TI em universidades: relato dos primeiros dois anos de trabalho com PDTI e práticas de Gestão de Serviços
    (2014-04-25) Fernando Pires Barbosa; Gustavo Chiapinotto; Sérgio João Limberger; Marcelo Lopes Kroth; Fernando Bordin da Rocha; Carlos Roberto Gressler; Marcio Andre Dell’Aglio Frick; Daniel Michelon de Carli; Giséli Bastos; Henrique Pereira; Cléo Eleandro Kriesel
    O Planejamento de TI e as práticas para gestão de serviços de TI vem sendo objeto de estudo nos últimos anos. A velocidade com que a tecnologia vem evoluindo e a complexidade crescente das diferentes soluções disponíveis contribui para que o planejamento e as boas práticas de gestão ganhem importância, especialmente quando se trata de instituições de grande porte. A UFSM elaborou o seu primeiro Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) em abril de 2012 e junto com o plano começou a desenvolver práticas de gestão de serviços de TI. Este artigo apresenta um resumo do trabalho de gestão de TI que vem sendo feito desde então, incluindo a elaboração e execução do próprio PDTI e também a implantação de práticas de gestão de serviços de TI. Ao final fazemos uma reflexão apresentando algumas considerações e aprendizados que tivemos durante o período
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    Um estudo sobre os aspectos de desenvolvimento e distribuição do SIE
    (2010-04-25) Fernando Pires Barbosa; equipe técnica do SIE
    A construção e distribuição de softwares como o SIE apresenta obstáculos e armadilhas de váriostipos. O desenvolvimento do SIE enfrentou, no decorrer do tempo, vários desafios que acabaram por gerar soluções que hoje dão suporte para a sua operação no dia a dia. Este artigo apresenta alguns dos aspectos relacionados à construção, distribuição e manutenção do SIE, que hoje é utilizado por várias instituições de Ensino Superior no Brasil.
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    UMA ABORDAGEM PARA PREVISÃO DE EVASÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS
    (2016-04-25) Gustavo Zanini Kantorski; Ivan Londero Hoffmann; Jader Adiél Schmitt; Evandro Gomes Flores; Fernando Pires Barbosa
    Este artigo apresenta a evasão existente em cursos de graduação de uma Instituição pública de ensino superior. O objetivo é a previsão da evasão em cursos de graduação presenciais com a finalidade de visualizar perspectivas que permitam uma ação efetiva de intervenção, mitigando o processo da evasão. A pesquisa desenvolvida utiliza vários métodos computacionais de previsão, partindo de informações sobre os alunos e seus desempenhos acadêmicos e aplicando técnicas de mineração de dados para a previsão. Os resultados demonstram que a abordagem proposta é factível e eficiente. Os experimentos, em dados reais, alcançaram uma acurácia de 98% na previsão, e mais de 70% de sucesso na previsão de alunos que abandonaram o curso
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    Uma ferramenta para Gestão de Projetos integrada ao Plano de Gestão da Universidade
    (2011-04-25) Fernando Pires Barbosa; Geferson Dallanora; Marcius Fonseca; Marcelo Tiezerin; Marcelo Lopes Kroth
    Uma das atividades de planejamento que as universidades exercem é o Plano de Gestão, que em geral é desenvolvido sempre que há uma troca de administração. A execução e controle do plano de gestão tem se mostrado uma atividade onerosa e um dos motivos para isto é a falta de um sistema automatizado que facilite este trabalho. Este artigo apresenta um sistema que foi desenvolvido para acompanhar, através de mecanismos de gerência de projetos, o a execução do Plano de Gestão da universidade. O software desnvolvido tem previsão de uso pela UFSM a partir do 1º semestre de 2011, período em que será avalido e novas funcionalidades serão planejadas e desenvolvidas.

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