Navegando por Autor "Fernanda Vieira Figueira"
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Item Curricularização da Extensão na UFRGS: percurso institucional(2023-06-20) Carla Maria Bastos dos Santos; Tânia Mara Girotto Vargas; José Luis Machado; Fernanda Vieira FigueiraEste trabalho apresenta a experiência da implementação da inserção curricular da extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde a criação da norma regulamentadora até a adequação dos sistemas de informação. Essa jornada teve início, na UFRGS, ainda em 2016, culminando com a implementação da RESOLUÇÃO Nº 029, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2021. A partir deste documento normativo, começaram-se os esforços para a implementação da inserção das atividades de extensão na graduação. Para tanto, foi necessário o trabalho coletivo de diversos setores da Universidade, com criação de grupos de trabalhos e eventos à comunidade acadêmica, elaboração de documentos para adequação dos fluxos operacionais e dos registros nos currículos dos cursos de graduação e nos históricos escolares. O presente trabalho pretende trazer esta discussão, que é de caráter extremamente relevante para a Instituição.Item Desenvolvimento de aplicação Web para impressão de cartões de identificação(2024-04-25) Adriano Gebert Gomes; Daniel Thomé de Oliveira; Fernanda Vieira FigueiraO presente artigo aborda a experiência vivenciada pela equipe do CPD-UFRGS no desenvolvimento do Sistema de Impressão de Cartões de Identificação da Universidade. O Sistema, integrado ao Portal de Serviços web da Universidade, substituiu um software proprietário obsoleto, complexo e burocrático, cujo contrato de manutenção já estava vencido e sem perspectiva de renovação. A busca por uma solução simples, segura e de fácil aprendizado e operação foi a tônica do trabalho de desenvolvimento.Item Experiência de Terceirização de Desenvolvimento de Software na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS(2014-04-25) Fernanda Vieira Figueira; Daniela Caon Guerra; Fabiano Rios HeckAtualmente a crescente necessidade de produzir sistemas de informação para atender as demandas das organizações tem motivado a busca por soluções que permitam atender de forma satisfatória esta realidade. A opção que vem sendo difundida no âmbito federal é a contratação de mão de obra terceirizada. Este trabalho se propõe a apresentar a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a terceirização do desenvolvimento de um projeto de software, segundo o modelo de contratação de serviços difundido pelo governo federalItem Experiência de uso de Mapeamento de Processos de Negócio como ferramente de apoio ao Levantamento e Elicitação de Requisitos de Software(2017-04-25) Fernanda Vieira Figueira; Levi Cacau; Alex Alves; Kemis A. V. da SilvaAtualmente a crescente demanda por sistemas de informação que atendam às organizações tem impulsionado a busca por soluções eficientes e, principalmente, que sejam aderentes aos requisitos de qualidade e especificidades das áreas de negócios. Com esse intuito, equipes de desenvolvimento de software têm buscado alternativas para interagir da melhor forma com os clientes para identificar as suas reais necessidades e elicitar os requisitos dos softwares desenvolvidos. Este trabalho apresenta a experiência vivenciada na Universidade Federal do Acre (UFAC), onde o mapeamento de processo de negócio, usando a notação BPMN (Business Process Model and Notation), vem sendo utilizado como uma ferramenta de apoio à elicitação e levantamento de requisitosItem Solucionando problemas de entrega da documentação para ingresso em concursos de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS(2016-04-25) Fabiano Rios Heck; Fernanda Vieira Figueira; Alexandre Amaral Drebes; Daniela Caon Guerra; Felipe EstimaA Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza concursos de ingresso em cursos de graduação, além do Vestibular, que ocorrem em determinados períodos do ano. Muitos dos candidatos se deslocam de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros. Como o deslocamento dos candidatos é uma das variáveis a serem consideradas para o planejamento dos concursos, e das fases de entrega de documentação e matrícula, ficou clara a necessidade de melhorar alguns destes processos que ainda são realizados presencialmente. Este trabalho se propõe a apresentar um relato de experiência da UFRGS na etapa de entrega de documentação dos concursos de ingresso na graduação com o envio on-line, através de um portal criado para o Candidato