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    Adicional Noturno na UNIFAL-MG: ferramenta para automatizar a geração do arquivo de importação do SIAPENET
    (2016-04-25) Cléber Moterani Tavares; Gustavo Ferreira Afonso
    A expansão universitária vivida pela UNIFAL-MG nos últimos anos fez aumentar significativamente a demanda por serviços administrativos, dentre eles os serviços relacionados a gestão de pessoas. Um desses serviços é o processamento da folha de pagamento que inclui a rotina de lançamento de pagamentos adicionais no sistema de recursos humanos do governo, mais precisamente o lançamento do adicional noturno. Com a criação de novos cursos exclusivamente noturnos, o número de servidores que fazem jus ao recebimento do adicional noturno se multiplicou. Em contrapartida o setor responsável pelo pagamento e consequentemente por esse tipo de lançamento, não cresceu na mesma proporção e passou a encontrar dificuldades para atender toda a Instituição em um prazo satisfatório. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência positiva obtida na UNIFAL-MG com o desenvolvimento e a utilização de uma ferramenta de software que automatiza o lançamento do adicional noturno, desde a origem da informação até o seu lançamento no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE, por meio da interface disponível no SIAPENET[1].
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    Curricularização da Extensão Universitária: a experiência da Universidade Federal de Alfenas na Integração de Sistemas de Informação
    (2024-04-25) Cléber Moterani Tavares; José Roberto Pinto Ribeiro
    Este artigo descreve a abordagem adotada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) para a curricularização das atividades de extensão, política que determina a inclusão das atividades extensionistas nas grades curriculares dos cursos. Além disso, detalha a estratégia utilizada para informatizar os processos da curricularização e integrá-los aos sistemas de informação preexistentes na universidade.
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    Desenvolvimento, implantação e evolução do Sistema Acadêmico UNIFAL-MG
    (2013-04-25) Beatriz Garcia de Araújo Ferreira; Cléber Moterani Tavares; Gustavo Ferreira Afonso; José Roberto Pinto Ribeiro; Marcelo Penha Fernandes
    Este artigo aborda a contextualização e o processo de análise de requisitos, terceirização de serviços, desenvolvimento e evolução do Sistema Acadêmico UNIFAL-MG. Apresenta também suas características, funcionalidades e integração com outros sistemas.
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    Plataforma para submissão e avaliação de Projetos de Iniciação Científica
    (2016-04-25) Marcelo Penha Fernandes; Cléber Moterani Tavares
    Este relato aborda a experiência de desenvolvimento e implantação de um sistema de avaliação de propostas de projetos de iniciação científica.
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    Sistema de Controle de Ações de Extensão - CAEX
    (2013-04-25) Cléber Moterani Tavares
    A Extensão Universitária é um dos pilares que mantém a Universidade. Para a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG ) essa importância se reflete no grande número de Ações de Extensão que a Instituição organiza. Acompanhando o crescimento da Universidade, a quantidade e a abrangência dessas ações cresceu muito nos últimos anos e como consequência, a administração desse variado repertório extensionista se torna um processo cada vez mais complexo. Diante desse cenário, este artigo apresenta o Sistema de Controle de Ações de Extensão (CAEX), um sistema desenvolvido e implantado pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG com o objetivo de permitir o gerenciamento de todas as Ações de Extensão promovidas pela Instituição.
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    Taksilo: uma ferramenta para coleta e processamento dos dados da Autoavaliação Institucional da UNIFAL-MG
    (2014-04-25) Cléber Moterani Tavares
    A autoavaliação institucional é o processo avaliativo desenvolvido pela própria Instituição de Ensino com o objetivo de gerar informações e produzir conhecimentos acerca da realidade institucional, objetivando o redimensionamento da mesma a partir de decisões tomadas em função da melhoria da qualidade do ensino. É um processo obrigatório, instituído por lei federal, que ocorre regularmente na Instituição de Ensino e envolve a coleta e o processamento de uma grande quantidade de dados. O suporte da área de Tecnologia da Informação é, portanto, indispensável para que os objetivos da autoavaliação sejam alcançados. Na Universidade Federal de Alfenas o suporte da área de Tecnologia da Informação para a realização da autoavaliação era fornecido por empresas contratadas, o que limitava as ações da Comissão Própria de Avaliação e gerava uma relação de dependência entre a Instituição, que precisa da informação, e a empresa contratada, que detém a tecnologia, os recursos e os dados. Visando solucionar este problema, o Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade desenvolveu uma ferramenta para coleta e processamento dos dados da autoavaliação institucional, o Taksilo. Desenvolvido totalmente sobre a filosofia do software livre, o Taksilo reduziu drasticamente o custo financeiro da Instituição com a autoavaliação e aumentou a qualidade dos resultados obtidos, uma vez que trouxe autonomia para a Comissão Própria de Avaliação.

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