Navegando por Autor "André M. Gurgel"
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Item Adoção de uma central de serviços ágil na melhoria do processo de submissão de projetos acadêmicos em uma instituição federal do ensino superior brasileira(2022-07-12) Josué V. Medeiros Júnior; Rosaneide M. G. Silva; André M. Gurgel; Thiago de Oliveira; Adson A. A. DantasTemas relacionados à simplificação e agilidade na prestação de serviços públicos têm sido debatidos nos últimos anos no Brasil. Nessa perspectiva, o presente artigo objetiva descrever um projeto de melhoria do processo de submissão de projetos acadêmicos em uma Universidade Federal, que resultou na implantação de uma Central de Serviços Ágil. A pesquisa é qualitativa e descritiva, do tipo estudo de caso. Foram analisadas fontes secundárias e artefatos do projeto desenvolvido. Enquanto resultado, identificaram-se mudanças advindas da implantação da central de serviços, principalmente no que diz respeito à uniformização do atendimento, bem como no estabelecimento de práticas de controle, acompanhamento e aprendizado aderentes às práticas ágeis do modelo SCRUM.Item Experiência de implementação de Secretarias Integradas Acadêmicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2022-07-12) Luan D. P. Nascimento; Emanuela O. Justino; André M. GurgelOs Centros de Serviços Compartilhados (CSC) foram criados para unificar a execução de processos e atividades descentralizados em várias unidades em um só local. Vivendo um cenário de restrição fiscal e dificuldade de provimento de pessoal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) implementou Secretarias Integradas na área-meio de atuação – atendimento aos cursos de graduação e pós-graduação, com base na filosofia do CSC, para enfrentar esse cenário de escassez de pessoal. Após a integração dos setores, a pesquisa demonstra que o modelo se mostra potencialmente viável, mas é necessária especial atenção às partes interessadas envolvidas, padronização de processos de trabalho e implementação e manutenção sistemas de gestão de tarefas durante o processo de integração para que a implementação seja exitosa.Item Implantação da arquitetura de processos da Unidade Embrapii - Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2023-06-20) Rosaneide M. G. da Silva; André M. Gurgel; Itamir de M. B. Filho3; Adson A. A. Dantas; Luan D. P. NascimentoA pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, apresentou o processo de concepção e implantação da arquitetura de processos da Unidade Embrapii - Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados por meio de grupo focal, análise documental e reunião com especialistas, cuja análise ocorreu com o uso da técnica de análise temática. Os resultados demonstraram viabilidade para a implantação da arquitetura de processos e também direcionam à implementação da Gestão de Processos de Negócios (BPM) na Unidade. Como encaminhamento futuro, pretende-se modelar os processos, medir e estabelecer o ciclo de melhoria contínua.Item Modelo de priorização de demandas aplicado ao processo de compras em uma instituição federal de ensino superior brasileira(2023-06-20) Adson A. A. Dantas; Edjane C. da Cruz; João P. P. da Silva; Rute C. P. de Noronha; Chianc L. de Lima; Edivaldo C. de A. Junior; Maria do C. A. de M. F. de Oliveira; André M. GurgelA falta de critérios para priorizar as demandas de contratações públicas configura um desafio administrativo comum a vários órgãos. Nesse contexto, um grupo formado por oito servidores da UFRN desenvolveu a Matriz de Priorização de Compras, um modelo dinâmico fundamentado em dois eixos e doze critérios, que propõe objetividade, clareza e alinhamento entre o planejamento e a execução de compras. Após a sua implementação no ambiente organizacional, foram identificados como benefícios a transparência na escolha dos objetos, o ranqueamento das licitações prioritárias e a aplicação em todas as etapas dos processos. Quanto à limitação, tem-se o curto período observado, insuficiente para testar toda a multiplicidade de itens licitados.