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Navegando por Autor "Adriano Pereira"

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    A Implantação de Gestão de TI através da ferramenta Redmine na UFSM
    (2015-04-25) Marisa M. Amaral; Luciano A. Cassol; Giuliano G. L. Ferreira; Adriano Pereira
    A Gestão de Tecnologia da informação tornou-se além de um padrão a ser seguido, uma exigência legal. Esse trabalho apresenta a implantação de um processo que visa auxiliar na Gestão de TI na Universidade Federal de Santa Maria. O artigo detalha as etapas do processo e, em seguida, relata como foi sua implantação, os resultados obtidos e sua aplicação prática.
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    Chamada Presencial no Sisu: estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria
    (2016-04-25) Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Adriano Pereira; Giana Lucca Kroth
    A expansão da oferta de vagas e cursos da UFSM, somada à adesão ao processo seletivo unificado SISU, aumentaram significativamente a concorrência de candidatos do Brasil inteiro às vagas ofertadas pelos cursos de graduação desta universidade. Esse crescente aumento de procura de vagas, e consequente crescimento das listas de suplência, tornou obsoleta a forma utilizada até o momento para convocação dos candidatos e confirmação das matrículas. Assim, foi necessário desenvolver uma nova metodologia de chamada dos candidatos que fosse adequada a nova realidade do processo seletivo na UFSM. A metodologia proposta, aplicada em duas etapas, foi implantada com sucesso, reduzindo tanto o número de editais de convocação, como o tempo necessário para cada chamada ser realizada. Como consequência, tivemos um maior preenchimento das vagas ofertadas, quando comparado a anos anteriores, dentro do período que precede o início das aulas
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    O PDTI como ferramenta de Gestão da TI
    (2013-04-25) Fernando Pires Barbosa; Gustavo Chiapinotto; Sérgio João Limberger; Marcelo Lopes Kroth; Fernando Bordin da Rocha; Giana Lucca Kroth; Lucia Madruga; Henrique Pereira; Adriano Pereira; Geferson Dallanora; Giuliano Ferreira; Luciano Azevedo Cassol
    A governança e a gestão de TI são assuntos em pauta em instituições de grande porte, e a situação não é diferente nas instituições federais de ensino superior (IFES). Por outro lado, a exigência dos órgãos de controle referente à elaboração e publicação, por parte de órgãos da administração pública federal, de um plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) contribuiu para que o PDTI entrasse na agenda de discussão das IFES. Este artigo apresenta a metodologia e os resultados da experiência da UFSM na elaboração e execução do seu PDTI, discutindo os impactos causados na gestão de TI da universidade a partir da implementação da estratégia de execução do PDTI. A metodologia inclui a elaboração de um plano de metas e o acompanhamento da execução destas metas por meio de uma página web e de um sistema de planejamento, com destaque especial para a integração da área de TI com a alta administração por meio do relacionamento com o Comitê Gestor de TI. Esta integração foi um dos pontos fortes da execução da metodologia, que deve ter continuidade nos próximos anos.
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    Sistema de Solicitação de Benefício Socioeconômico
    (2015-04-25) Adriano Pereira; Marisa Munaretto Amaral; Evandro Gomes Flores
    O Programa de Benefício Socioeconômico da UFSM garante o acesso de alunos com fatores de vulnerabilidade social a recursos de moradia estudantil, bolsa alimentação e bolsa transporte. A concessão do benefício é feita a partir de análise de solicitações realizadas pelos alunos, que preenchem formulário e entregam documentação comprobatória. Até o primeiro semestre de 2014, o processo apresentava uma série de problemas, principalmente por utilizar uma tecnologia que não atendia completamente à demanda da Pró-Reitoria responsável pelo benefício. Este artigo traz o relato do desenvolvimento do Portal do Benefício Socioeconômico, sistema Web integrado aos sistemas institucionais da UFSM que permite a solicitação do benefício, análise e encaminhamentos. O sistema está em produção desde o segundo semestre de 2014, e contabiliza 4033 solicitações

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