Eliene do Carmo Vieira2025-03-262013-04-25https://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/239A ouvidoria da UnB promove melhorias na prestação de serviços públicos aos cidadãos, porém não possuía uma ferramenta para realizar as atividades executadas de forma ágil. Para modificar esse cenário, foi solicitado junto ao Centro de Informática – CPD, em meados de 2010, o desenvolvimento de uma ferramenta que contemplasse as tarefas executadas pela ouvidoria tais como, recebimento e acompanhamento das manifestações de uma forma ágil, a tramitação dessa manifestação entre os setores internos e a geração de relatórios para tomada de decisões gerenciais. Diante desse problema, a gerência do CPD mobilizou a equipe de análise para dar início ao projeto de desenvolvimento da ferramenta solicitada. Esse projeto foi denominado Sistema de Ouvidoria (SISOUV) e foi implementado utilizando o Processo de Desenvolvimento de Software (PDS) do CPD/UnB, que é baseado no Rational Unified Process (RUP).ptSISOUV, RUP, Framework FastUnBRELATO DE EXPERIÊNCIA: SISTEMA DE OUVIDORIAArticle