Henrique Oswaldo Uzêda Pereira de SouzaLucio Oswaldo Farias Ferreira2025-03-272016-04-25https://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/309Este trabalho aborda o breve relato de experiências e ações da área funcional de Governança de TI da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), da Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir de uma reestruturação funcional aprovada em agosto de 2015 visando dotar a STI de competências necessárias à direção e a melhoria de sua capacidade gerencial, resultando em maior eficiência na prestação de seus serviços. As ações implantadas, todas baseadas em sistemas computacionais com a filosofia de produzir informações gerenciais qualitativas para a gestão da STI e da UFF, tais como: implantação do Sistema de Transparência; implantação de controle dos processos de compras e contratos; e otimização do controle de demandas. Os resultados das ações apontaram para o desenvolvimento de relatórios de informações gerenciais qualitativas que proporcionaram aumento de conhecimento, eficiência à gestão superior como o painel por unidades universitárias, o relatório status de aquisições e contratos, e relatório de priorização das demandas. Cabe mencionar, também como resultado importante, a participação do grupo de Governança de TI em discussões do grupo de Governança Corporativa da UFF, a partir da introdução dos relatórios acima citados nas reuniões semanais do grupoptgovernança de TI; gestão de TI; informações gerenciais; conhecimento; relatórios.Ações de governança de TI e a transparência organizacional na STI/UFFArticle