Rodrigo GonçalvesEdison Tadeu Lopes Melo2025-03-272016-04-25https://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/308A SeTIC – Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, iniciou em 2012 a implantação do modelo ITIL para gestão de suas atividades tanto para o público quanto para atividades internas. Em 2013 implantou uma primeira versão de seu catálogo de serviços de TIC, a partir da qual adquiriu experiência para o desenvolvimento de uma nova versão, apresentada neste artigo. Descreve-se aqui o processo de implantação de um catálogo de serviços de TIC personalizado pelo perfil do usuário, facilitando o acesso a informação. Além da personalização por perfil, o catálogo prevê visões diferenciadas por serviço e idioma. Contextualiza-se o processo na UFSC, apresentando de forma breve sua estrutura e serviços de TIC disponibilizados. Os principais aspectos tecnológicos da arquitetura do sistema, assim como suas principais interfaces e funcionalidades também são apresentadas. Descreve-se também os benefícios obtidos e futuras inovações a serem desenvolvidas.ptITIL, catálogo de serviços, serviçoCatálogo de serviços de TIC personalizadoArticle