Sidney Soares TrindadeJean Guerethes Fernandes GuedesAndressa Kroeff Pires2025-03-272014-04-25https://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/268Este artigo relata a implantação da usabilidade e da acessibilidade no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que tornou obrigatória conforme o Decreto-lei nº. 5.296/2004, que regulamenta as leis de acessibilidade, nos sítios da administração pública. O processo iniciou vislumbrando oferecer acesso a todas as informações contidas no sistema para os discentes com deficiência visual, uma vez que com a institucionalização da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) e o aumento progressivo de alunos ingressos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com Necessidade Educacional Especial (NEE), foi percebido que a instituição, em conjunto com a Superintendência de Informática (SINFO), deveria dar uma ênfase maior as pessoas com deficiência visual, possibilitando mudanças na tecnologia utilizada para que o conteúdo do portal discente ficasse acessível por meio dos leitores de tela e, também, com opção de contraste e ampliação de fontesptdeficiência visual, acessibilidade digital, ensino superiorAcessibilidade no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do NorteArticle