Jonathan Darlan Cunegundes Moreira2025-03-272016-04-25https://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/299Algumas das principais dificuldades enfrentadas por inúmeras Instituições Federais de Ensino do País hoje, é a falta de um quantitativo de servidores adequado e o crescimento exponencial das demandas. E na Divisão de Sistemas Computacionais não poderia ser diferente. Afim de minimizar os efeitos disto, a Superintendência criou um processo que permitisse gerir e controlar essas demandas sem sobrecarregar os seus servidores, além de atender eficientemente toda a comunidade. A definição de prioridades, negociação efetiva das demandas, um procedimento padronizado de trabalho, adoções de ferramentas simples e práticas ágeis foram essenciais para proporcionar um ambiente eficiente e produtivo, permitindo o controle efetivo e feedback constante aos usuários. Este processo vem se mostrando eficaz tanto no ambiente interno do setor, como também para os usuários. Ainda continuamos com a dificuldade de um quadro de servidores aquém do ideal e não conseguimos atender todas as demandas no tempo ideal, porém conseguimos atender dentro de critérios estabelecidos e acordados entre as partesptProcesso, práticas ágeis, satisfação do usuário, gestão de demandas.Criação de um Processo Sistematizado para Gestão das Demandas da Divisão de Sistemas Computacionais da UFERSAArticle