Ângela de Moura Ferreira Danilevicz; Camila Fraga Serafim; Jussara Issa Musse2025-03-252010-04-25https://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/111Este trabalho visa apresentar os procedimentos metodológicos adotados pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a fim participar do sistema de melhoria contínua da gestão pública (Auto-avaliação Gespública) do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, bem como para a definição do seu Catálogo de Serviços. Para tal, foi estabelecida uma parceria entre a Engenharia de Produção e o CPD para a realização da modelagem dos processos e para a integração dos conceitos do ITIL® para a gestão de serviços de TI. Almejou-se com este projeto o estabelecimento de níveis adequados de serviço, alinhados às estratégias da UFRGS e ao adequado atendimento das demandas da comunidade universitária. Os resultados parciais encontrados são considerados favoráveis e apontam para um desempenho promissor em relação aos serviços prestados pelo CPD.ptmapeamento de processos, GesPública, ITIL, desenvolvimento organizacional.Gerenciamento de processos para desenvolvimento organizacional em serviços de TIArticle