Esrom Gustavo de M. BomfimMárcio André S. CorreiaJoaquim Bento C. Neto2025-03-282017-04-25https://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/363Muitas organizações vêm buscando a melhoria nos seus processos de trabalho para que os seus objetivos de negócio possam ser alcançados. Dentro desse contexto, esse artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a oportunidade que foi encontrada dentro do setor de TI na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará (UFC), de aprimoramento nos seus processos de trabalho. Destarte, nesta pesquisa foi possível concluir que através da definição de uma metodologia própria de trabalho, que associou a gestão de projetos e ferramentas de qualidade, pode-se atingir a evolução dos processos de trabalho. Palavras-chave: Projetos, Processos, QualidadeptProjeto de análise e melhoria de processos de um setor de TI dentro de uma universidade públicaArticle