Marcelo A. SantanaItalo C. L. SilvaRômulo N. de OliveiraMarcos J. F. Neto e João B. G. Silva2025-05-132019-06-04https://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/647A Governança de TI surgiu com o propósito de alinhar a TI aos negócios, promovendo assim um maior controle dos ativos de TI e melhorando o gerenciamento de serviços. No caso específico da UFAL campus Arapiraca, foi adotada a biblioteca ITIL, instanciada no GLPI. Apesar dos ganhos percebidos na implantação do sistema de service desk, verificou-se que ainda existe uma dificuldade por parte da comunidade acadêmica em identificar os serviços os quais ela desejava atendimento. Assim, o objetivo do trabalho é desenvolver um catálogo de serviços de TI, integrado ao service desk já existente, garantindo uma maior autonomia aos usuários para registrar suas demandas de forma simples, rápida e prática. Como resultados preliminares, podemos destacar a redução do tempo de espera no atendimento e diminuição do número de ligações referente à solicitação de serviços.ptGovernança, ITIL, Service DeskCatálogo de Serviços: facilitando o acesso aos serviços de TI dentro das Instituições de EnsinoArticle